Pioneirismo: “Instituto Pro Bono Paraíba” será implementado em Campina Grande

Foi apresentado formalmente na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Campina Grande, um projeto para implantação do ‘Instituto Pro Bono Paraíba’, que será mantido e gerido por advogados regularmente inscritos na OAB-PB, em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica do Centro Educação Superior Reinaldo Ramos – CESREI.

A tradução literal da expressão latina pro bono é “para o bem”. O trabalho pro Bono caracteriza-se como uma atividade gratuita e voluntária. Ele pode ser definido como a prestação gratuita de serviços jurídicos na promoção do acesso à Justiça. Ele não deve ser confundido com a assistência jurídica pública gratuita, prevista na Constituição Federal.

O principal objetivo do Instituto será a prestação de serviços de assessoria e direcionamento jurídico para a população carente e entidades sem fins lucrativos do terceiro setor, que não possuem condições de custear despesas da contratação de um advogado. Inicialmente, o trabalho será voltado para o atendimento da população carcerária do município de Campina Grande. Tanto os apenados como suas famílias poderão ser atendidas pelo Instituto.

O projeto já conta com o apoio do Núcleo de Prática Jurídica da CESREI; do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio do Secretário da Administração Penitenciária, Dr. Harrison Targino; e da Diretoria da OAB, Subseção Campina Grande, através do presidente Dr. José Mariz.

De acordo com o advogado e professor, Rodrigo Reül, Coordenador do Projeto, nos próximos 15 dias o Instituto deverá começar os atendimentos. A assistência, inicialmente, será feita no Núcleo de Prática Jurídica da CESREI. Campina Grande é pioneira nesse tipo de entidade, para o coordenador, “esse projeto busca promover a prática da advocacia voluntária proporcionando aos advogados e aos bacharelandos em direito a oportunidade de colaborarem com a universalização de direitos, ampliando suas participações em atividades que promovam a cidadania”.

1º Encontro de Comunicação e Mídia foi realizado com sucesso

CESREI irá sediar as oficinas do Folkcom