Cesrei

Cesrei realiza Dia de Responsabilidade Social com atendimentos gratuitos e aulão solidário

Para marcar a importância do papel social das instituições de educação superior (IES) no desenvolvimento do país, é comemorado, no mês de setembro, o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que visa unir faculdades, centros universitários e universidades de todo o Brasil, com objetivo de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmicos, com o sistema privado, público e comunidade geral.

E a Cesrei Faculdade, dentro do seu papel social, não poderia ficar de fora desta campanha, por isso, no dia 17 de setembro foi realizada mais uma edição do Dia da Responsabilidade Social, com atendimento orientacional gratuito na área jurídica, vacinação e um aulão solidário para alunos de escolas públicas.

As ações aconteceram das 08h ao meio dia, na faculdade. Professores e alunos do curso de Direito da instituição atenderam moradores dos bairros que ficam no entorno da Cesrei, tirando dúvidas com relação a como eles devem proceder com relação aos problemas relatados, e encaminhando alguns para atendimento no Procon Municipal.

Em parceira com a Prefeitura Municipal de Campina Grande – Secretaria de Saúde, um ponto de vacinação contra a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, foi instalado na Cesrei, para atender as crianças que precisavam do imunizante.

A polícia militar também se fez presente no Dia de Responsabilidade Social. Os policiais militares ministraram uma palestra sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha, que em Campina Grande está ativa há um ano. Os policiais explanaram sobre a finalidade da guarnição, forma de atuação e a importância para a segurança das mulheres.

“É importante difundir o conhecimento da existência da Patrulha Maria da Penha, como forma de encorajar mulheres vítimas de violência a denunciar e saberem que estão protegidas pelo suporte da Polícia Militar”, explicou o sargento R. Silva, que estava acompanhado pela Cabo Regina e Cabo Lemos.

O curso de Publicidade participou da ação com os alunos pondo em prática o que veem em sala de aula. Beatriz Vilar e Heloisa Araújo comandaram as redes sociais da Cesrei com postagens em tempo real do evento, fizeram fotografias, e participaram na redação publicitária com legendas para as redes sociais, sob a coordenação de professores.

Sobre o engajamento da Cesrei na realização do Dia da Responsabilidade Social, com práticas voluntárias tendo a participação da direção, coordenadores, professores, estudantes e funcionários, visando beneficiar a sociedade de alguma forma, com objetivo de promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida do cidadão, o diretor Emanuel Nascimento pontuou que “é de extrema importância à faculdade contribuir com ações sociais, uma vez que é uma possibilidade real de desenvolvimento para uma grande parcela da população, pois estimula o progresso das comunidades próximas, ao possibilitar o acesso à educação, ao conhecimento e à saúde de forma gratuita, contribuindo positivamente na vida de diferentes grupos de pessoas”.

 

AULÃO SOLIDÁRIO

A Cesrei Faculdade, este ano, além dos serviços ofertados gratuitamente a comunidade, trouxe um diferencial, um Aulão Solidário preparatório para o Enem, atendendo os estudantes do ensino médio das escolas públicas Nenzinha Cunha Lima e Premen, próximas a instituição, em Campina Grande-PB.

As aulas foram ministradas pelos professores Soraia Itaienne (Português) e Ronaebson Carvalho (Matemática), e participação dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Samuel Nascimento e Amon Alves, que colaboraram dando várias dicas para os alunos dentro da temática “Os nós do Enem: desvendando a prova”.

O professor Ronaebson parabenizou a faculdade pela iniciativa. “Parabéns a Cesrei, porque abrir as portas para um projeto solidário, para abraçar uma causa, e fazer a diferença na vida destes estudantes, sem dúvida é uma obrigação social nossa e é um orgulho muito grande poder fazer parte desse projeto”, disse.

A professora Soraia complementou falando sobre a necessidade do evento. “A gente consegue vê que essa parceria é importante uma vez que nós temos um público interessado em saber mais e alguém que possa oferecer essa oportunidade”, pontuou.

Os alunos de medicina da UFCG, Samuel e Amon, falaram sobre a importância de passar dicas pra os alunos que estão se preparando para fazer as provas do Enem. “É muito gratificante participar de um evento como esse promovido pela Cesrei, acredito que seja uma forma singular de democratizar o ensino e permitir que esses jovens consigam chegar no Enem com estratégias, com conteúdo e com segurança. Agradeço demais a faculdade pela oportunidade pra contribuir com a educação campinense!”, disse Samuel. ‘’Fico feliz de ter participado de um projeto social desencadeado pela Cesrei Faculdade, ao possibilitar o acesso a uma educação de qualidade para muitos alunos. Poder compartilhar dicas para que eles cheguem na prova do Enem tranquilos e confiantes de que fizeram uma revisão direcionada para aprovação foi um prazer!”, complementou Amon.

Os estudantes do Nenzinha e do Premen, que também foram contemplados com um kit contendo apostilas referentes às aulas, bloco de notas, caneta e porta lápis, puderam interagir no horário do lanche. Na oportunidade, Cauã Reis, do Premen, nos falou sobre a oportunidade que estava tendo. “É sempre bom ter uma oportunidade como essa, ainda mais a gente que é de ensino público e não tem tantas oportunidades”. Natally Quiria, também do Premen, enfatizou, “Na hora da prova tenho certeza que vou usar muitas coisas que aprendi hoje e que vão me ajudar muito”.

Sobre o aulão solidário, o professor Joeferson, da ECIT Nenzinha Cunha Linha disse que “o evento promovido pela Cesrei Faculdade nesse Dia da Responsabilidade Social, veio para expandir ainda mais a troca de conhecimento e experiência, oportunizando essa parceria entre redes estaduais e particulares, por meio de ações e aulões pré Enem, momento único onde favorecem os nossos estudantes, uma vez que participam ativamente dessas ações”, disse.

Elbert Catão, diretor do Premen falou sobre a importância da contribuição pedagógica e social. “É um momento que não apenas quebra a rotina escolar dos alunos, de uma escola da rede pública de ensino, mas que oferece a oportunidade do contato pedagógico com relevantes nomes da docência brasileira! Outrossim, é um excepcional momento para os nossos alunos, os quais concluem o ensino médio este ano, que fortaleçam esses laços de vivência e interesse de uma instituição de nível superior, estreitando as distâncias para que possam escolher o curso que lhes tragam melhor sensação de escolha ao seu projeto de vida profissional”, disse.

O diretor da Cesrei Faculdade, Emanuel Nascimento, finalizou o evento convidando os diretores das escolas para ampliar a parceria. “Não queremos limitar as ações sociais apenas a um dia anual, pretendemos ampliar o atendimento e o número de escolas, alunos e famílias que serão beneficiadas. Estamos elaborando outras atividades, cursos, e atendimentos que a instituição possa oferecer”, adiantou.

Notícia anterior

Resultado da seleção de monitoria: Publicidade e Propaganda.

Próxima notícia

Resultado final da seleção de estágio em Direito – PROCON/PB