O QUE É?
A CESREI FACULDADE tem a preocupação de incentivar a realização de pesquisa, estudos e atividades nas ciências humanas e na tecnologia da comunicação, voltados para o desenvolvimento social e educacional de Campina Grande, do Estado e de outras regiões.
Por esta razão, toma a Pesquisa Acadêmica como um processo científico, educativo e cultural, articulado ao ensino e à extensão, para promover o intercâmbio entre professores, alunos e cientistas, a discussão de projetos comuns e de diferentes áreas e a formação continuada dos seus profissionais.
LINHAS DE PESQUISA
ÁREA I – PROPAGANDA E PUBLICIDADE
ESTUDOS DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA – objetiva investigar as linguagens verbais e não-verbais e a sua construção de sentido nos produtos midiáticos. Essa linha contempla os estudos das múltiplas dimensões comunicacionais como teoria da comunicação, estética, semiótica, análise e técnicas de construção do discurso.
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA – visa analisar os produtos, processos e sistemas de comunicação, abordando sua geração, veiculação e gestão de informação nos diversos suportes tecnológicos midiáticos. Essa linha contempla estudos voltados tanto para as mídias tradicionais como para os aparatos tecnológicos emergentes.
FRONTEIRAS SOCIAIS E CULTURAIS DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA – busca investigar as múltiplas interfaces sociais e culturais da comunicação. Essa linha abarca análises críticas e reflexivas sobre questões éticas, legais, sociológicas, antropológicas, psicológicas, políticas, educacionais
ÁREA II – DIREITO
RESPONSABILIDADE SOCIAL, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS – visa contemplar os estudos direcionados às disciplinas que interagem com o Direito, propondo-se a observar as diversas relações jurídicas a partir de uma visão multidisciplinar, considerando a inter-relação entre as ciências sociais, ciências humanas e ciências econômicas
DIREITO PÚBLICO – busca estudar a efetividade da tutela estatal no que diz respeito às relações jurídicas de Direito Público, analisando problemáticas referentes ao Direito Constitucional, Administrativo, Processual, Tributário, Fiscal, Previdenciário, Eleitoral, Ambiental, como também questões atinentes às ciências criminais e temas de interesse coletivo, difuso, homogêneo e com desdobramentos na sociedade atual e globalizada.
DIREITO PRIVADO – objetiva investigar as relações sociais tuteladas pelo Direito Privado, ocupando-se com o estudo crítico sobre diferentes questões concernentes às relações contratuais, empresariais, patrimoniais, familiares e de sucessões.
ÁREA III – ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E FINANCEIRA – Analisa ações do governo de maneira a atender melhores práticas fiscais e políticas, influencia políticas públicas de maneira a atender aos interesses coletivos de forma legítima, com foco nas áreas da gestão pública e financeira abrangendo estudos voltados à análise, assessoria e consulta financeira, controle de bens patrimoniais e levantamento de aplicação de recursos na administração pública e privada.
PRODUÇÃO E RELAÇÕES INDUSTRIAIS – Estuda as relações industriais referentes aos sistemas de produção e gestão de pessoas, com foco nas áreas de controle da produção, materiais e patrimoniais, logística e recursos humanos, abrangendo estudos voltados a sistemas produtivos, administração de estoque, logística, gestão de pessoas, planejamento e análise de custo e organização sistemas e métodos.
MARKETING E GESTÃO DE TECNOLOGIA – Esta linha de pesquisa analisa cenários em transformação do marketing ao passo em que acompanha o avanço da tecnologia, com foco nas áreas de estudos e pesquisa de mercado, vendas, canais de distribuição, abrangendo estudos voltados à estratégias de marketing, através da implementação de novas tecnologias, desenvolvimento de produto e tecnologias como analytics e automação de marketing.