Objetivos do curso
O Curso de Administração da CESREI FACULDADE tem como objetivos:
- Formar administradores aptos a atuar nas organizações em geral, com forte base em valores como responsabilidade social, justiça e ética profissional, com formação humanística e técnica que propicie visão global para compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e com o qual deve sentir-se comprometido;
- Formar profissionais com capacidade de análise, observação, inquietação e espírito empreendedor, para atuar nas diversas modalidades inerentes à área, como profissionais liberais ou não, buscando sempre o desenvolvimento do mercado e da comunidade;
- Capacitar profissionais qualificados para criar, manter e melhorar os processos de gestão em organizações públicas ou privadas;
- Formar profissionais capazes de atuar no campo da administração em qualquer de suas áreas em contextos múltiplos, buscando a integração efetiva entre teoria e campo empírico nas abordagens disciplinares e interdisciplinares, aplicando os conteúdos adquiridos em sociedade do novo milênio.
Em observância ao que determina o Artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Administração, a CESREI FACULDADE visa a formar bacharéis em Administração com perfil de liderança, visão generalista das organizações e senso prático para solucionar problemas empresariais, aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento.
Nesse sentido, forma-se um profissional capaz de atuar nos processos decisórios de organizações de grande ou pequeno porte, pública ou privada, em consonância com o que determina as diretrizes curriculares nacionais para o curso, com habilidades para:
- reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, além de exercer, em diferentes graus de complexidade, a gestão da tomada de decisão;
- desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos sociais e organizacionais;
- ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e implicações éticas do seu exercício profissional;
- desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e para o seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional facilmente adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Dessa forma, o acadêmico e o egresso do curso de Administração, por meio do aprendizado em Filosofia, Psicologia e Sociologia, que contextualiza o homem como indivíduo e como sociedade, entendem que transparência e respeito são condições indispensáveis para o crescimento profissional das organizações.
O administrador formado pela CESREI FACULDADE terá competências e habilidades para:
- Reconhecer e definir problemas;
- Equacionar soluções;
- Pensar estrategicamente;
- Introduzir modificações no processo produtivo;
- Atuar preventivamente;
- Transferir e generalizar conhecimentos;
- Exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
- Atuar na profissão com iniciativa, criatividade, determinação e vontade de aprender;
- Estar aberto às mudanças, consciente da qualidade e das implicações éticas de sua presença;
- Criar, implementar e consolidar projetos em organizações;
- Realizar consultorias em administração;
- Elaborar pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Conteúdos Curriculares
Os conteúdos curriculares propostos para o curso de bacharelado em Administração refletem a concepção, objetivos e perfil profissional que a CESREI FACULDADE estabeleceu como referenciais, bem como está fundamentado nas diretrizes, princípios e determinações estabelecidos nos seguintes instrumentos legais:
- Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de l996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
- Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências.
- Resolução CNE/CP N° 01 de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, cujos conteúdos serão ministrados nas disciplinas Sociologia Aplicada à Administração, Ética e Responsabilidade Social.
- N° 5.626/2005, que Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000 – que será oferecida como disciplina eletiva;
- Resolução nº 1/2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, oferecido nas disciplinas Teoria Geral da Administração I e Filosofia.
- Resolução nº 2/2012, que Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4.281 de 25 de junho de 2002 – Políticas de educação ambiental, cujos conteúdos perpassam todo o curso, de modo transversal, contínuo e permanente e é oferecido na disciplina Gestão e Direito Ambiental;
- Resolução CNE/CES N° 02/2007, que Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial: Pela citada Resolução, a carga horária mínima para o curso de Administração é de 3.000 horas – o currículo proposto pela CESREI FACULDADE para o curso de Administração, Bacharelado, tem carga horária total de 3.340 h horas, incluídas 120 horas para Atividades Complementares, com tempo de integralização de, no mínimo, 4 (quatro) anos – 8 semestres, e máximo de 6 (seis) anos, 12 semestres.
Com base nessas referências, o curso de bacharelado em Administração da CESREI FACULDADE oferece um currículo que atende às exigências acadêmicas, com aprofundamento de conhecimentos, suscitando no aluno o desenvolvimento de sua capacidade de análise e síntese, com ampla visão da realidade e atitude crítica diante dela.
Assim, o bacharel em Administração age e interage com a sociedade em que vive, por estar capacitado a gerir recursos de toda ordem, mediante o exercício do planejamento, da organização, da direção e do controle, no âmbito de organizações de qualquer natureza ou porte.
A organização curricular do curso articula conteúdos que revelam inter-relações com as realidades local, regional, nacional e internacional, compreendidas em campos interligados de formação, abaixo descritos:
Conteúdos de Formação Básica: incluem os estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos, contábeis, tecnologias da comunicação e da informação, ciências jurídicas;
Conteúdos de Formação Profissional: envolvem as teorias da administração e das organizações, administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, finanças e orçamentos, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;
Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: têm relação com a pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos, tecnologias aplicadas à administração;
Conteúdos de Formação Complementar: relativos aos estudos opcionais de caráter interdisciplinar.
A articulação entre os campos de formação se consolidará na integração entre as disciplinas que compõem cada um, e naturalmente orientará o aluno para o aprofundamento do saber específico de cada campo de formação, que será favorecido por uma vivência prática, bem como por seu engajamento em atividades de pesquisa e extensão, tendo como referencial os princípios de interdisciplinaridade, da contextualização e da articulação entre teoria e prática.
O currículo está organizado em blocos curriculares semestrais, com indicação de disciplinas teórico-práticas, disciplinas eletivas, estágio curricular supervisionado e atividades complementares, voltado para a aquisição de conhecimentos fora do ambiente acadêmico e orientado para estimular a prática de estudos independentes.