ECOM discute a importância da Inteligência Autoral e Trilema Digital

A Cesrei Faculdade, através do curso de Publicidade e Propaganda realiza de 13 a 17 de novembro, a 10ª edição do Encontro de Comunicação e Mídia – ECOM, com o tema Inteligência Autoral e Trilema Digital.

O evento acontece das 18h às 22h, na Cesrei, localizada na rua Fernandes Vieira, no bairro do Mirante, em Campina Grande, com Talks, Hands-on, ECOM Cultural, apresentação de comunicações em Grupos de Trabalho (GTs) e de Produtos (curtas, documentários, revistas, entre outros).

Na era digital em que as pessoas estão hiperconectadas, rapidez e agilidade são palavras de comando nas diversas atividades do cotidiano. Com isso, muito do contato humano vai sendo substituído (ou adaptado) pelas novas tecnologias, a exemplo da Inteligência Artificial (IA).

Nos últimos anos, o advento das novas mídias transformou radicalmente a forma como consumimos, produzimos e compartilhamos informações. Nesse contexto, conceitos como “Inteligência Autoral” e “Trilema Digital” têm ganhado destaque, oferecendo insights valiosos sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos criadores e consumidores de conteúdo digital.

A inteligência autoral refere-se à capacidade dos criadores de conteúdo para se adaptarem e prosperarem em um ambiente digital em constante mudança. Isso implica não apenas na habilidade técnica de produzir conteúdo digital, mas também na compreensão profunda do público-alvo, nas tendências de mercado e na capacidade de inovar de maneiras criativas e originais. Em um mundo onde a informação está prontamente disponível, a inteligência autoral se torna essencial para se destacar em meio à saturação de conteúdo.

Desafios da Inteligência Autoral:

• Inovação Constante: Criar conteúdo original e relevante de forma consistente.
  • Conhecimento do Público: Compreender as necessidades, expectativas e preferências do público-alvo.
  • Adaptação Tecnológica: Estar atualizado com as últimas ferramentas e tecnologias digitais.
  • Monetização Sustentável: Encontrar maneiras eficazes de monetizar o conteúdo sem comprometer a integridade artística-autoral.

O trilema digital refere-se ao desafio enfrentado pelas plataformas digitais ao tentar equilibrar três componentes essenciais: segurança, descentralização e escalabilidade. No contexto das novas mídias, especialmente em plataformas sociais e blockchain, encontrar o equilíbrio certo entre esses três aspectos torna-se crucial para proporcionar uma experiência segura e eficiente aos usuários.

Componentes do Trilema Digital:

• Segurança: Proteger os dados dos usuários, prevenir atividades maliciosas e garantir a privacidade.
  • Descentralização: Permitir a participação e contribuição de uma ampla gama de usuários sem depender de uma autoridade central.
  • Escalabilidade: Manter a eficiência operacional à medida que o número de usuários e transações aumenta.

No cenário das novas mídias, a inteligência autoral e o trilema digital estão interconectados. Criadores de conteúdo precisam entender os desafios tecnológicos e de segurança das plataformas em que operam, ao mesmo tempo em que inovam e se adaptam para alcançar e manter uma base de fãs engajada. Encontrar o equilíbrio certo entre a inteligência autoral e a compreensão do trilema digital é essencial para o sucesso sustentável no mundo em constante evolução das novas mídias.

Vamos discutir essa e outras questões nesta décima edição do ECOM. As inscrições têm início dia 16/10, estudantes e egressos da Cesrei pagam R$ 50 reais, professores e demais profissionais R$ 100.

ECOM

O Encontro de Comunicação e Mídia – ECOM, realiza esse ano a sua 10ª edição, sempre com temáticas atuais, voltadas para a área da comunicação. Em sua última edição, em 2022, foi discutido questões sobre a Humanização Digital. Nesta edição de 2023, o debate será sobre Inteligência Autoral e Trilema Digital.

Voltado a profissionais, professores e estudantes das áreas de publicidade, jornalismo, arte e mídia, educomunicação, marketing, administração, o evento também desperta o interesse de pessoas ligadas ao direito, sociologia, filosofia, entre outras.

Além das talks e hands-on, o ECOM realiza Grupos de Trabalhos (GTs), com apresentação comunicações. O evento tem anais com ISSN, e os artigos completos irão compor um e-book (com ISBN).

Serão profissionais debatendo a temática, nove oficinas, GTs e apresentação de Produtos. A chamada e normas para submissão de trabalhos estão disponíveis para download, no site cesrei.edu.br e na bio do Instagram do evento @ecomcesrei_ e da faculdade @cesreifacudade.

Ex-aluno CESREI tem trabalho publicado em livro didático nacional

Esta é a notícia mais recente.