1º Encontro de Comunicação e Mídia foi realizado com sucesso

O Encontro de Comunicação e Mídia – ECOM, promovido pela Cesrei Faculdade, de 19 a 21 de maio reuniu, além de estudantes da própria Cesrei, alunos de outras faculdades e universidades a exemplo da Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e da Paraíba, Faculdades Integradas de Patos, além de estudantes de outras instituições e de Estados vizinhos como Caruaru e Natal. Os inscritos puderam assistir em três dias a palestras, debates e mesas redondas, que trouxeram como convidados os publicitários Edu Cury, Saulo Matias, Masao Yogi, Ana Priscila Clemente, o jornalista Ricardo Oliveira, Hércules Moura e representantes de agências de publicidade de Campina Grande.

As oficinas de StopMotion, com João Neto; Publicidade para as novas mídias, com Laércio Barros; Fotografia, com Sóstenes Lopes, Dupla de criação, com Masao Yogi e Rodrigo Cruz e Jornalismo e redes sociais, com Silvana Torquato e Esdras Marchezan, proporcionaram aos inscritos a prática de novas habilidades e a convivência com profissionais experientes e abertos as novas tendências de mercado. Na modalidade pesquisa, seis grupos de trabalhos reuniram cerca de 35 artigos confeccionados por alunos e professores da Paraíba e estados vizinhos.

O publicitário Edu Cury, falou da importância de eventos como o ECOM. “Não temos muitos encontros deste tipo no Estado, reunindo comunicadores, então o ECOM é de suma importância para que possamos mostrar aos estudantes o que o mercado oferece e em que eles podem investir”.

Já a jornalista Silvana Torquato, comentou a relevância de se reunir alunos de Publicidade e Jornalismo. “Embora tenham habilitações diferenciadas, os estudantes dos dois cursos tem muita coisa em comum no mercado de trabalho, então um evento como o ECOM faz com que os estudantes aprendam mais sobre as duas áreas de trabalho”.

O estudante de jornalismo das FIP, Raniery Soares parabenizou a Cesrei pela escolha do tema. “Discutir As Redes Sociais na Publicidade e na Comunicação foi uma grande escolha por parte da comissão. A abertura que a Cesrei deu para reunir alunos de vários cursos em um mesmo evento também foi muito interessante, pois nós, futuros jornalistas pudemos aprender muito sobre o ramo publicitário e o mesmo deve ter acontecido com os estudantes de publicidade e áreas afins”.

“A oportunidade de apresentar um artigo no ECOM me deixou muito mais preparado para a defesa da minha monografia. Também achei fantástica a oficina de Fotografia da qual participei”, disse Rondinelly Gonçalves, aluno Cesrei de Publicidade.

“Aprendi muito mais sobre o uso de redes sociais na minha futura profissão, sairei daqui muito mais consciente do que devo postar na internet”, disse Diogo Almeida, aluno de jornalismo da UEPB.

Durante os três dias de evento o ECOM ficou na lista das palavras mais digitadas no Twitter, ou seja, foi um dos assuntos mais comentados na rede social em Campina Grande. Além do Twitter, o Encontro recebeu ampla divulgação por parte da imprensa paraibana e foi matéria de um dos telejornais locais da cidade.

Se você quer dar sua opinião sobre o ECOM ou sugerir algo para a edição do ECOM 2012, envie e-mail para o ecom@cesrei.edu.br.

#ECOM 2011

Pioneirismo: "Instituto Pro Bono Paraíba" será implementado em Campina Grande