O que você faria se não enxergasse?

É com esta chamada que um VT sobre os 58 anos do Instituto dos Cegos, em Campina Grande, está chamando a atenção das pessoas. O vídeo, que está sendo veiculado pela TV Paraíba, mostra os usuários em atividades esportivas, culturais, sociais e cotidianas. A produção simples, porém feita com muita competência é o resultado de uma atividade dos alunos da Cesrei Faculdade, do Curso de Publicidade e Propaganda, para a disciplina Comunicação em Língua Portuguesa 1, em 2010.1.

A campanha, elaborada pelos alunos Ivany Junior (criação e direção), Diego Renier, Diógenes Bezerra e Gleidimar Nunes, todos na produção, serve para estimular os demais universitários a produzirem trabalhos semelhantes e contribui para a conscientização dos que estão apenas iniciando o curso que quem entra na Cesrei não precisa esperar o diploma para realizar produções importantes, de cunho social, que contribuam para melhoria de vida das pessoas.

Segundo a professora Adriana Rodrigues, orientadora do trabalho, “a peça publicitária ‘Instituto dos Cegos – 58 anos’ é resultado do Projeto Pedagógico Minha Primeira Campanha Publicitária, atividade desenvolvida no primeiro semestre, na disciplina Comunicação em Língua Portuguesa I”. Para ela, além de trabalhar a “relação teoria-prática, o aluno é incentivado a montar o seu primeiro portfólio, cujo material poderá ser reutilizado em disciplinas futuras para a (re)escritura e melhor reestruturação com o uso de outras técnicas publicitárias”.

Ivany Junior falou sobre a produção da campanha junto a uma instituição social. Ele disse que muitos podem pensar que ele e a equipe “usaram” o Instituto para se auto promover, mas ele não nega que a ideia inicial tenha sido esta.“As instituições de utilidade pública não pagam impostos e tem publicidade gratuita em horários de ‘calhau’. Sempre vi com bons olhos esse tipo de publicidade, mas eu não queria apresentar as pessoas portadoras de necessidades especiais como coitadinhos dignos de pena, então decidimos mostrar que eles podem tudo”, explicou.

Sobre a execução do trabalho ele explicou que passaram uma semana no Instituto vendo as diversas atividades praticadas pelos usuários. “Vi gente se formando em ensino regular, vi um modo de educar baseado numa estrutura de valores morais e éticos, percebi ainda que eles sofrem com o preconceito, com coisas que se fosse eu, provavelmente fraquejaria e não conseguiria mais lutar”. Diante dessa realidade, ele e os amigos optaram por fazer uma campanha que não mostrasse os deficientes visuais como coitadinhos, “porque afinal, eles não são”. O resultado, além do VT que está sendo veiculado na TV Paraíba, engloba um spot de rádio, um outdoor, uma página de revista, meia página de jornal e um projeto gráfico para o site na internet.

Para o professor Cleumberto Reinaldo Ramos, diretor da Cesrei “o sucesso dos alunos é algo extremamente gratificante, é a certeza de que o corpo docente da Cesrei está empenhado em oferecer o melhor aos nossos alunos”. E os primeiros frutos já começaram a ser colhidos pela equipe (Junior, Diego, Diógenes e Gleidimar), os meninos da Cesrei foram mais longe e do trabalho nasceu a agência “Interlúdia Comunicação”.

O trabalho, que estará no ar até o dia 15 de dezembro, tem locução de Almy Gabriel, filmagem de Xapéu Vídeo e edição final de Ruan Professional Vídeo.

Confira os depoimentos dos alunos sobre a elaboração da Campanha “O que você faria se não enxergasse”

Ivany Junior: Foi uma experiência extremamente gratificante. A criação da peça em si foi o fato mais prazeroso, mostrar os cegos como guerreiros do cotidiano, competentes e determinados é edificante, isso modifica a ótica das pessoas em relação a esses portadores de necessidades especiais. Existiram alguns erros na direção das filmagens, mas serviram para que no futuro, eu seja ainda mais exigente e detalhista com o trabalho.

Gleidimar Nunes: O trabalho foi de tamanha relevância para nós, pois ele surgiu de uma atividade em sala de aula, uma atividade acadêmica, com tema livre, porém, tivemos um olhar diferenciado e buscamos levar a ideia mais a sério e chegamos a uma produção que pudesse ser utilizada em benefício de uma instituição que realmente precisasse. O trabalho não foi tão fácil, porém conseguimos algo muito singular, que foi a realização de algo bom e que beneficia pessoas.

Diogenes Bezerra: Foi um trabalho de cunho acadêmico mas, encarado de forma profissional, por isso o resultado foi excelente o que facilitou sua inserção numa conceituada rede de TV local. Aprendi a trabalhar em grupo respeitando os limites e a capacidade de cada um, e saber que por maiores que forem nossos problemas sempre haverá outros com problemas maiores que os nossos.

Diego Renier: O VT criado pela equipe Interludia Comunicação foi uma surpresa porque não imaginávamos que esse trabalho pudesse chegar à TV Paraíba, acredito que isso foi só o começo da longa história que nossa turma está começando. O mercado hoje é muito competitivo e não queremos terminar o curso para poder ingressar nesse mercado e sim já aplicar cada assunto visto na sala de aula e aplicar aos nossos trabalhos. Nosso objetivo é trabalhar duro na faculdade e colher os frutos após o termino do curso, não fazer como os alunos que esperam terminar o curso para correr atrás. A hora é essa porque podemos errar agora enquanto alunos, mas não como profissionais.

Maria Zita Almeida
Professora de Estágio Supervisionado I e II da CESREI

Professor de Direito Penal e Processual Penal da CESREI comenta sobre monitoramento eletrônico de presos

Meio ambiente: brasileiros se preocupam, mas quase não agem