Cesrei

CESREI irá sediar as oficinas do Folkcom

Na próxima quinta-feira (09), a CESREI irá acolher as oficinas do 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. O evento é uma realização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Comunicação Social (DECOM). Ao todo, seis oficinas serão oferecidas, sempre das 14h às 16h: Turismo de Festas como Ações das Indústrias Criativas (André Luiz Piva de Carvalho ); Turismo e Cultura Popular (Zulmira Nóbrega); Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para Eventos Culturais e Turísticos (Hipólito Lucena); As manifestações culturais e pós-modernidade: desafios para pensar a cultura no contexto das novas redes (Adriana Alves Rodrigues); Empreendedorismo cultural, inclusão social e desenvolvimento territorial (Alice Monteiro e Aurelio de Almeida Filgueiras); Produção de Vídeo Etnográfico em Folkcomunicação (Marcelo Pires de Oliveira).

Cerca de 150 pessoas de várias cidades da Paraíba e de outros estados do nordeste deverão passar pela CESREI durante o evento. As inscrições para as oficinas do 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, ainda estão abertas e terão vagas limitadas. Quem se interessar deverá entrar no site reporterjunino.com.br e fazer a inscrição. A taxa de inscrição é R$ 25,00 para estudantes e R$ 50,00 para os demais participantes e dá direito a participar de toda a programação do evento.

Veja o perfil dos ministrantes:

André Luiz Piva de Carvalho
profpiva@uol.com.br
Doutor em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto I do Departamento de Comunicação Social e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Aurélio de Almeida Filgueiras
Especialista em Consultoria Empresarial (SUDENE-SEBRAE) e em Gestão das Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Economista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Consultor/Instrutor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, há 30 anos. Atua na Agência Regional do SEBRAE, em Campina Grande.

Alice Monteiro
Professora participou da implantação do Pacto Novo Cariri e da criação do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri , dentre outras atividades e funções, é sócia fundadora do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri e membro titular da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Integra a Comissão de Implantação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Cariri,  Facilitadora do Ministério da Cultura na Paraíba, Técnica em Pesquisa e Implantação de Museus, Coreógrafa e Projetista Cultural.

Hipolito de Sousa Lucena
Mestrando em Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde desenvolve pesquisa no campo da economia da cultura. MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande (FACISA). Professor Substituto do Departamento de Comunicação Social da UEPB. Membro do Colegiado Nacional de Dança, órgão consultivo do Conselho Nacional de Cultura. Participa como jurado em diversos festivais de arte e cultura no Brasil e, desde 2001, compõe a comissão julgadora do Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e do Festival Nacional de Quadrilhas, realizados em Brasília pela Rede Globo, SESI, SESC e CONFEBRAQ.

Marcelo Pires de Oliveira
Doutor e mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Curso de Graduação em Comunicação Social, no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Presidente da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Zulmira Silva Nóbrega
Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolveu a tese “A festa do maior São João do mundo: dimensões culturais da festa junina da cidade de Campina Grande-PB”. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunto I do Departamento de Comunicação Social e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Adriana Alves Rodrigues
Adriana Alves Rodrigues é mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É especialista em Jornalismo Contemporâneo pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE – Salvador-BA. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. É professora do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e do curso de Pós-Graduação em Jornalismo e Convergência Midiática (lato sensu) da Faculdade Social da Bahia – FSBA, em Salvador. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online GJOL da FACOM/UFBA.

Notícia anterior

Pioneirismo: "Instituto Pro Bono Paraíba" será implementado em Campina Grande

Próxima notícia

Projeto “Conciliação para o Bem”: Mais uma ideia da Cesrei em prática