CESREI e OAB firmam parceria para combater estagiários que agem como advogados

Preocupados com a quantidade de alunos dos cursos de Direito de diversas instituições paraibanas que estão atuando como advogados, principalmente em cidades do interior, a Faculdade Cesrei e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PB firmaram parceria com o intuito de acabar com o problema. Nesta quarta-feira, 13, no auditório da OAB em Campina Grande, o presidente da OAB/PB Dr. Vital Bezerra Lopes proferiu palestra sobre “O papel do estagiário de Direito na sociedade”, evento realizado em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado no último dia 11 de agosto. Na oportunidade, estavam presentes o diretor da faculdade, professor Cleumberto Reinaldo Ramos, o coordenador do Curso de Direito, Iasley Almeida, a coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Maria Zita Almeida, e o professor Bruno Cadé, representando a OAB Campina Grande. Advogados, professores da Cesrei e alunos dos cursos de Direito e Publicidade prestigiaram o evento. A Cesrei lançou a Campanha “Estagiário, conheça seus limites – Se você age como advogado pode acabar precisando de um,” desenvolvida pelos alunos Raissa Karoline, Pedro Diego e Brígida Alves, do 8º período do curso de Publicidade. A campanha tem como objetivo maior esclarecer os estudantes quanto ao seu papel no mercado enquanto estagiários, e ainda, alertar quanto aos riscos de não se respeitar tais prerrogativas. O presidente da OAB/PB Vital Bezerra Lopes falou da importância do tema e da campanha. “A Cesrei está de parabéns pela iniciativa. Essa é uma preocupação iniciada por essa instituição e que certamente será tema de discussão nas demais instituições e no âmbito jurídico. Também parabenizo os alunos pelo excelente trabalho apresentado. A OAB não tem como ficar de fora, essa parceira foi firmada e iremos levar essa campanha a frente”, disse. Vital Bezerra Lopes informou que estará indo a Brasília para o encontro de presidentes das OABs do Brasil e na oportunidade irá apresentar a campanha aos membros da Ordem. O professor Cleumberto Reinaldo falou da importância da parceria entre os dois cursos e da preocupação da Cesrei em formar não só profissionais, mas cidadãos. O diretor aproveitou a oportunidade para parabenizar os alunos Pedro, Raissa e Brígida pelo excelente trabalho por eles desenvolvido. Segundo o professor Iasley, “a ideia de se discutir neste momento os limites da atuação do estagiário surgiu da necessidade de atentar para a quantidade de estudantes de Direito que estão atuando como advogados em estágios e similares antes da aprovação no Exame da Ordem, ou até mesmo antes do término do curso”, destacou. A professora Maria Zita Almeida comentou sobre a importância da interdisciplinaridade e sobre o cuidado que a Cesrei tem com seus graduandos. “Acompanhamos nossos alunos em todas as suas ações e não poderíamos deixar de conscientizá-los sobre os perigos de agirem como profissionais enquanto estão na academia”. Os idealizadores da campanha não escondiam a emoção de ver o trabalho sendo elogiado e a aprovação da OAB para o desenvolvimento da campanha. “Nunca pensei que estaria em um auditório fazendo a defesa de uma campanha publicitária da qual participei, muito menos tendo a oportunidade de saber que ela será veiculada nacionalmente, orgulho da equipe, da evolução, da campanha e do resultado conquistado”, disse Raissa. Pedro Diego falou que “foi muito importante ter tido essa oportunidade dentro da faculdade e gratificante ver que o resultado foi bem aceito”, já Brígida falou que “foi extremamente gratificante participar de um projeto que nasceu da preocupação dos nossos professores com um assunto tão polêmico e pouco explorado nas instituições de ensino, pelo menos de maneira tão impactante. Sinto-me honrada em fazer parte desse projeto”. Os alunos, que criaram um cartaz e panfleto, foram convidados pelo presidente da OAB/PB a ampliar a campanha com opções para redes sociais, outdoor e impressos. “Procuramos atuar com atividades interdisciplinares desta modalidade, para que os estudantes possam debater temas de relevância social e desenvolver ainda mais o seu raciocínio crítico, fundamental para o exercício da cidadania”, finalizou o diretor Cleumberto Reinaldo Ramos.

Evento do curso de Direito/CESREI atenta quanto o papel do estagiário de direito na sociedade

Curta-metragem produzido por alunos da Cesrei é selecionado para mostra competitiva