Publicidade & Propaganda

ECOM traz debate sobre mulheres negras e assédio às mulheres dentro das agências de publicidade

O Encontro de Comunicação e Mídia – ECOM, uma realização da Faculdade Cesrei, encerra nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 18h, na Sala Paulo Pontes, no Teatro Municipal Severino Cabral, com a apresentação do Projeto Multimídia Enegrecida e a Campanha Esse Case é Foda.

Enegrecida é o projeto de conclusão de curso de Carolina Brito, do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), que tem a mulher negra brasileira como temática e propõe discutir sobre as experiências vividas por essas mulheres através da arte com ênfase na luta contra o preconceito e sexismo, a valorização da cultura afro-brasileira e o processo de aceitação enquanto negra.

A campanha Esse Case é Foda é o resultado de uma pesquisa feita pela agência paraibana TagZag. A expressão que publicitários falam quando encontram uma campanha muito boa, desta vez, teve significado ruim sobre as agências publicitárias do Nordeste: o machismo e o assédio em cima das publicitárias.

O resultado da pesquisa feita nos nove estados do Nordeste, com 200 publicitárias, apontou, entre outros números, que 71% das profissionais da área já sofreram assédio no trabalho. Os dados contribuíram para ampliar o debate sobre o tema da campanha que foi lançada para marcar o Dia Mundial da Igualdade Feminina (26/08).

Os dados completos estão no hotsite Esse Case é Foda. Carol Crozara (que estará no Ecom, nesta sexta-feira, junto com Gabi Borges e Renata Rodrigues) fala que “é necessário criar gatilhos para evitar o assédio e, por tabela, reduzir o machismo nas agências. Não é fácil, sempre tem muita coisa envolvida. Mas ficar em silêncio só ajuda a manter o ambiente confortável para os assediadores.”

O site também apresenta cases reais com depoimentos anônimos coletados dentro da pesquisa. No local as pessoas também podem mandar seus depoimentos e comentários.

Notícia anterior

Nupex divulga RELAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA APROVADOS

Próxima notícia

Núcleo de Prática Jurídica divulga resultado de Processo Seletivo