Cesrei

Projeto Direito na Escola

Professores e alunos do Curso de Direito da Faculdade Cesrei estão realizando na Escola Sistema Educacional Areiense, da cidade de Areia, o Projeto Direito na Escola, com o objetivo de fazer os alunos compreenderem, através das leituras dos artigos jurídicos, que cada pessoa deve se portar dentro dos padrões constitucionais, para que possa gozar dos seus direitos; além de favorecer a paz no âmbito escolar e familiar, através da instrução sobre as consequências do descumprimento da lei: punição a menores infratores.

Às terças-feiras, os membros do projeto se reúnem para preparar as aulas e debater os temas que serão tratados em sala de aula. Segundo o professor orientador Valdeci Feliciano, “a abordagem é bem dinâmica, com utilização de músicas e leitura de textos”.

As aulas são ministradas, quinzenalmente, às quartas-feiras pela manhã, para alunos do Ensino Fundamental e Médio. “Buscamos levar para os alunos conhecimentos básicos na área do Direito, contribuindo assim na formação do cidadão consciente dos seus direitos e dos seus deveres, bem como, aproximando o ensino universitário da comunidade”, explicou a professora Rebeca Coury, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Cesrei.

Para os alunos que integram o projeto Janice Oliveira, Camilla Soares, Cleilson Morais e Josinaldo Fernandes esta é uma experiência muito importante e extremamente exitosa. “Os alunos juntamente com os professores do projeto e da escola elaboraram páginas no facebook para compartilhar informações e experiências do projeto, dessa forma estamos, também, colaborando com a Inclusão Digital e utilização da internet de forma consciente”, falou Janice Oliveira. “Estamos colaborando para a formação de crianças e adolescentes e demonstrando, assim, que a internet também pode ser um instrumento de cidadania, informação e educação”, completou professora Rebeca.

Através de relatórios feitos pela direção das escolas, os membros do projeto podem observar as alterações comportamentais dos alunos, adequar conteúdos a serem aplicados e ser reunir com os pais dos alunos participantes para a verificação do alcance das informações prestadas no âmbito escolar.

O professor Valdeci Feliciano comentou que nesse primeiro momento o projeto está contemplando apenas alunos da cidade de Areia, mas a pretensão do projeto é que a experiência seja levada para as escolas da rede pública e privada de Campina Grande.

Veja as fotos aqui!

Notícia anterior

Bate-papo com alunos do Curso de Arte e Mídia da UFCG

Próxima notícia

Cesrei abre Processo Seletivo para Especialização em Direito Eleitoral