Cesrei

UFPB promove concurso de tiras humorísticas

O Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a editora Marca de Fantasia promovem a segunda edição do Concurso de Tiras Humorísticas (GAG 2010), que tem inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

Para o coordenador do GAG 2010, professor Henrique Magalhães, o evento tem como objetivo tornar visível a produção de tiras humorísticas. Segundo ele, na Paraíba e em todo o país, existe muita produção e pouca publicação de tiras. Magalhães lembrou que, em 2009, mais de 30 pessoas participaram do primeiro concurso e que a previsão para 2010 é que o número de inscritos seja ainda maior.

Aberto a todos os artistas gráficos, amadores ou profissionais, o concurso visa estimular a criação e difusão de tiras humorísticas por meio de exposição e edição de catálogo com os melhores trabalhos selecionados.

As tiras selecionadas, além de participar de uma exposição, entrarão no catálogo produzido pela editora Marca de Fantasia, como feito ano passado. O primeiro lugar ganhará o álbum Peanuts Completo, volume 1, editado pela L&PM, num oferecimento da loja especializada Comic House, de João Pessoa.

As inscrições serão feitas com arquivos digitais no formato jpeg e resolução de 300 dpi (em torno de 200 kb, cada tira). Os trabalhos podem ser enviados juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail henriquemais@gmail.com.

Seleção

Tira humorística é a história em quadrinhos curta, contada em um ou mais quadros sequenciais, que provoque humor ou riso por meio da ironia ou comicidade. Pode ter conteúdo cartunístico (chiste intemporal) ou assemelhar-se à charge (inspirada em fato político da atualidade), ter personagem fixo ou conteúdo aleatório, traço realista ou caricatural.

Serão aceitas de seis a dez tiras por autor ou dupla (roteirista e desenhista), tendo cada tira a proporção de 1×3 (9x27cm, por exemplo) ou formato aproximado, no sentido horizontal. As tiras podem ser enviadas em cores ou preto e branco.

A comissão que selecionará as obras será composta pelos cartunistas Marcos Nicolau, Henrique Magalhães e Audaci Júnior (ou outro membro do PPGC). A apreciação dos trabalhos ocorrerá no dia 11 de outubro, com resultado divulgado por e-mail aos contemplados e pela internet no sítio da editora Marca de Fantasia.

Veja o regulamento aqui: https://www.marcadefantasia.com/nasparadas/gag-2010/gag-2010-regulamento.htm

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Costa Filho

Notícia anterior

ESPM leva cursos de férias para Recife e Natal

Próxima notícia

CESREI e Sebrae se unem para inovar micro e pequenas empresas