Direito

Professores de Direito da Faculdade Cesrei encerram curso ministrado para professores do Estadual da Prata

A Faculdade Cesrei firmou no último mês de setembro uma importante parceria com o Colégio Estadual da Prata, tendo como objetivo principal fomentar o reconhecimento da cidadania como um conjunto de direitos e deveres individuais e coletivos, sociais, econômicos, políticos e culturais.

A escola deve exercer um papel de humanização a partir de conhecimentos e valores para o exercício pleno da cidadania, estabelecendo entre alunos e professores uma relação de respeito, mas, ao mesmo tempo, um ambiente propício à observação crítica da realidade e das possibilidades de mudanças e soluções aos problemas que permeiem a sociedade onde estes indivíduos encontram-se inseridos.

Neste contexto, tão importante quanto o ensino de português ou matemática, é o ensino dos princípios básicos da Constituição Federal, a importância de se exigir uma nota fiscal, noções de Direito do Consumidor, qual a função de um parlamentar ou de um governador e quais as diferenças de atribuições entre estes cargos. Afinal, uma população que desconhece seus direitos não terá meios para exigi-los.

Professores do curso de Direito da Faculdade Cesrei desenvolveram um Projeto de Extensão, que ofereceu capacitação dos professores da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida (Colégio Estadual da Prata), através de um curso de 40 horas-aula sobre cidadania.

A partir de agora terá início a segunda etapa do projeto, onde cada professor adequará os novos conhecimentos obtidos no curso de extensão à elaboração de atividades dinâmicas e integradas ao propósito do ensino médio inovador e a realidade de cada turma em sala de aula.

O Colégio Estadual da Prata integra o Programa de Ensino Médio Inovador – ProEMI, que tem como objetivo apoiar e fortalecer, nas escolas de ensino médio, o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo de permanência dos estudantes nas escolas e buscando a garantia integral com a inserção de ações pedagógicas que tornem o ambiente escolar mais dinâmico, considerando também as expectativas dos jovens e as demandas da sociedade contemporânea.

A instituição de educação básica em questão sempre ocupou um lugar de destaque no cenário educacional do Estado da Paraíba, sendo referência para a formação de grandes profissionais. Não obstante, enfrenta, como a maioria das escolas públicas, inúmeros problemas que se não tratados de forma coerente e inovadora, deixará de ser espaço para a construção de saberes e ambiente propício ao desenvolvimento humano.

A Faculdade Cesrei busca manter parcerias que contribuam de modo efetivo com o desenvolvimento social, e vê neste trabalho um grande potencial estimulante para o crescimento pessoal dos alunos, que se reflete automaticamente no meio social. “São propostas inovadoras como esta que fazem a diferença nas relações sociais, precisamos valorizar a educação desde a base, para colher frutos a curto, médio e longo prazo”, destacou o diretor geral da Faculdade Cesrei, Cleumberto Reinaldo Ramos.

Mostra Reversus destaca trabalhos de estudantes de Publicidade

Faculdade Cesrei oferece cursos de Extensão em janeiro