Direito

TJPB Inaugura novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos em parceria com a Faculdade Cesrei

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 23, o mais novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) na Região de Campina Grande, projeto do qual a Faculdade Cesrei faz parte enquanto parceira. O evento contou com a presença do diretor do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba (NUPEMEC), desembargador Leandro dos Santos, da coordenadora de conciliação da região, juíza Ivna Mozart Moura, do Diretor-Presidente da Cesrei, Prof. Cleumberto Reinaldo Ramos, além de coordenadores, alunos, funcionários da faculdade, magistrados, advogados e promotores.

O Centro realizará as sessões de tentativa de conciliação, nos casos em que o conflito já se encontra judicializado; e vem para atender a prescrição do novo Código de Processo Civil, segundo o qual, a tentativa de conciliação deverá anteceder até mesmo a resposta do réu. Os juízes das varas Cíveis poderão encaminhar os autos ao centro, onde serão realizadas as audiências.

Presente na solenidade, o Juiz Vandeberg de Freitas Rocha, Diretor do Fórum Affonso Campos, parabenizou a iniciativa e declarou quanto é proveitosa a parceria entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos desta natureza.

Durante a solenidade, a Juíza Ivna Mozart Moura, coordenadora dos CEJUSCs da Região de Campina Grande destacou a maturidade profissional dos profissionais envolvidos na implantação do novo Centro, e pontuou acerca da importância deste novo espaço para a sociedade, uma vez que é fundamental dispor de um ambiente propício para que a conciliação seja proveitosa. “Graças a esta parceira, muito será feito pela conciliação. Esse método está se difundindo, ganhando espaço e conquistando cada vez mais juristas que se engajam neste trabalho”, afirmou a magistrada.

Para o desembargador Leandro dos Santos,  diretor do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba (NUPEMEC), as parcerias são de fato essenciais para auxiliar o Poder Judiciário em projetos como o da implantação do mais novo CEJUSC. “É muito proveitoso que se desenvolvam novos centros, esta é uma atividade que motiva a construção de um novo Judiciário”, destacou.

IMG_8362

Está aberto processo seletivo na Faculdade Cesrei para preenchimento de 50 vagas de conciliadores voluntários para atuar no novo CEJUSC, das quais, 20 são para início imediato. Uma ação que é extremamente importante para os alunos do curso de Direito da Faculdade Cesrei, que agora possuem mais um excelente campo de estágio.

“Esta é uma oportunidade ímpar para os nossos alunos, que agora dispõem de mais este rico espaço onde poderão atuar e se qualificar ainda mais enquanto futuros juristas”, destacou o Prof. Iasley Almeida, coordenador do curso de Direito da Faculdade Cesrei.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Cesrei será o elo de ligação entre a Faculdade e o CEJUSC, e as vagas oferecidas devem ser preenchidas por alunos do 5º ao 10º período do curso. “A prática Jurídica é uma etapa de fundamental importância na formação dos alunos, é nesta esfera de sua formação que eles podem aplicar as teorias que conhecem em sala de aula. Através do CEJUSC, serão abertas muitas novas possibilidades para os nossos alunos”, enfatizou o Prof. Rodrigo Reül, coordenador do NPJ Cesrei.

A parceria Cesrei e TJPB, a partir do novo CEJUSC contribuirá efetivamente com a sociedade, ao passo que deve atender as Varas Cíveis da Comarca de Campina Grande. “Programas como este são fundamentais para o desenvolvimento social, que depende de projetos que incentivem à educação para crescer. Através da Educação o mundo pode ser transformado. O novo CEJUSC é extremamente importante para os nossos alunos”, finalizou o Prof. Cleumberto Reinaldo Ramos, Diretor-Presidente da Faculdade Cesrei.

O novo CEJUSC tem sede no Fórum Affonso Campos, no Complexo Jurídico de Campina Grande.

Confira aqui mais fotos da inauguração.

Inauguração de Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC)

Professor da Faculdade Cesrei profere palestra motivacional em evento sobre Segurança do Trabalho.