Direito

A Faculdade Cesrei apoia o Aplicativo Mundo Jurídico

O Professor do curso de Direito da UEPB, Campus Guarabira, Dr. Bruno Azevedo, criou o aplicativo Mundo Jurídico que possibilita, dentre outras facilidades, deixar os órgãos do sistema de Justiça bem mais próximos do cidadão. Com o aplicativo instalado em um smartphone é possível obter informações e localizar todos os órgãos e repartições jurídicas, como fóruns, tribunais, unidades do Ministério Público, Procuradorias, Procons, OAB´s e vários setores da advocacia. Pelo app são disponibilizados o endereço e demais informações úteis, dos órgãos mais próximos, no raio, a partir de 5 km, ou de qualquer lugar do Brasil.

Esta não é a primeira experiência do professor em tentar convergir a ciência do Direito e a tecnologia. Em 2008, o professor, que é Doutor pela UERJ e magistrado, apresentou ao Brasil, a primeira tornozeleira eletrônica para presos, defendendo a aplicabilidade do monitoramento eletrônico no Sistema Prisional, na ocasião, chegou a defender e apresentar o monitoramento eletrônico de presos no Congresso Nacional. Hoje, o monitoramento é previsto na Lei de Execução Penal e no Código de Processo Penal.

O aplicativo Mundo Jurídico serve tanto para o profissional da área jurídica como também para todo e qualquer cidadão que queira encontrar a localização e se informar sobre as repartições do sistema de Justiça, sendo possível obter telefones, e-mails, horários de funcionamento e melhor caminho de acesso aos mais variados órgãos.

Outro público que pode fazer muito uso do app Mundo Jurídico são os estudantes de Direito, já que o aplicativo possibilita o acesso à Legislação brasileira, as súmulas de todos os Tribunais do País, aos Informativos dos Tribunais Superiores e doutrinas na extensão pdf, com um simples clique. Na seção “links úteis”, do aplicativo podem ser acessadas obras como a Constituição Federal de 1988, interpretada com os julgados do STF, o Novo Código de Processo Civil Anotado, Livros de Direito Civil, súmulas de todas as Cortes, entre outros materiais.

Na opção “informativos” está disponível uma linha do tempo com os mais recentes boletins relativos aos Tribunais Superiores. Para quem é profissional ou estudante da área e tenha interesse pelo tema, ainda está disponível também o “mural de eventos”, onde é possível se manter sempre informado sobre os principais acontecimentos mais importantes que irão ocorrer.

Outro grande atrativo do Mundo Jurídico, é permitir que o usuário opine sobre o local visitado e dê dicas sobre o estabelecimento e serviços prestados, para auxiliar os outros usuários. Basta escolher o local no mapa e selecionar a opção “Deseja fazer uma avaliação?”.

O app Mundo Jurídico está disponível, gratuitamente, para os sistemas operacionais Android e iOS, no Google Play e App Store, respectivamente. De fácil manuseio e interface moderna, carrega rápido e não ocupa grandes espaços na memória do smartphone, constituindo, uma ótima novidade para todos que atuam e têm interesse no universo do Direito.

Mais informações podem ser acessadas através do vídeo a seguir:

Disponível edital da II Semana Acadêmica Integrada

NPJ divulga calendário de entrevistas de candidatos a vaga de estágio no CEJUSC