O momento em que o Brasil se encontra não é dos melhores, vivemos uma grande
crise política e financeira. A má administração pública está estampada nos jornais e meios
de comunicação diversos. A maior parte da população sofre com o descaso do Estado nas
áreas fundamentais as quais devem ser garantidas a todo individuo, possibilitando assim
um mínimo existência e uma vida digna. Por diversas vezes nos vemos atribuindo a culpa
dessa dura realidade à escolha dos nossos representantes, a corrupção realmente é um mal
que deve ser combatido, sendo um problema atual, mas que já se estende há muitos anos.
Mas o que pode ser feito de forma mais urgente é lutar por uma educação de qualidade,
em âmbito nacional, buscando intensamente o conhecimento dos nossos direitos e do
nosso sistema político, podendo assim nos tornar cidadãos mais capacitados a fazer
melhores escolhas, cumprindo com nossas obrigações e cobrando os nossos direitos.
Assim, partindo do pressuposto de que a Constituição Federal é a nossa maior e mais
importante fonte de deveres, direitos e garantias, sendo qualquer outro dispositivo de lei
fundamentado e devendo estar em concordância com as diretrizes dessa, é que este
trabalho levanta a seguinte problemática: “Qual a importância da matéria constitucional
na formação do cidadão?”. Dessa forma, objetivamos contribuir para uma melhor
formação do cidadão através do conhecimento dos seus deveres, direitos e garantias,
analisando e descrevendo os pontos mais relevantes da Constituição para tal objetivo,
bem como descrever a situação dos jovens em fase de transição para a vida adulta, se
tratando do seu preparo para todos os atos da vida civil, assim como as responsabilidades
advindas desses, através de um estudo comparado entre as pesquisas bibliográficas e as
informações colhidas com as partes mais interessadas, por fim, analisar o acesso à matéria
constitucional como sendo um direito fundamental de cada cidadão e discutir o dever do
estado e da própria sociedade em promovê-lo. Para tanto, foi elaborado questionário, com
perguntas estratégicas, sendo aplicado ao público alvo considerado, a saber: alunos entre
16 e 18 anos, de duas escolas na cidade de Campina Grande, sendo a Escola Pública
Elpídio de Almeida e a Escola Virgem de Lourdes. O tipo de pesquisa que foi utilizado
foi a qualitativa, assim pudemos obter as opiniões e o conhecimento dos alunos
entrevistados para cada questão abordada, consideradas como relevantes para o tema
desse trabalho.

DATA: 2016

AUTOR: Bruno Édem Duarte Amaro

ORIENTADOR: Olívia Maria Cardoso Gomes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Direito

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