O cinema nacional vem ganhando destaque nos últimos anos e a publicidade tem feito uso dos filmes nacionais para alcançar seu público por meio da narrativa dos filmes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao que consomem, principalmente pelo fato de ter uma variedade de opções de escolha muito maior. Outro fator importante que potencializa o uso dessas novas ferramentas da publicidade é a concorrência, que hoje em dia apresenta-se de diversas maneiras, como em novas plataformas da publicidade, em vários meios e na técnica do product placement, que é uma grande aposta para as marcas inserirem seus produtos em conteúdo de entretenimento, como programa de TV, filmes, jogos no geral, clipes e músicas. Essa ação vem sendo usada com mais frequência no cinema nacional. A marca ou produto precisa estar relacionada ao personagem e ao contexto da narrativa. O product placement, quando bem executado, acaba transformando a marca ou produto em parte da atração. O objetivo desse estudo é analisar de que maneira o product placement se apresenta no cinema nacional por meio do estudo de caso do filme Minha Mãe é uma Peça. Para isso, são abordadas as relações estabelecidas entre o cinema e a publicidade ao longo dos anos, investigada a presença do discurso publicitário inserido nas narrativas audiovisuais, assim como conceituado o termo product placement, diferenciando-o dos termos Merchandising, Merchandising editorial, Advertainment e tie-in. Por fim, é feito uma análise das estratégias do product placement no cinema nacional, vislumbrando sua viabilidade nas narrativas audiovisuais como um potencial campo para intensificação da prática publicitária.

DATA: 2017

AUTOR: Mariana Luiza Barros Dantas

ORIENTADOR: Lênio Assis de Barros

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Socias – Publicidade

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