A compreensão da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte de pessoas ouvintes pode ser bem desafiadora, uma vez que maioria das pessoas não demonstram interesse em entender esse tipo de comunicação. No universo infantil, isso se torna muito mais complicado visto que, a nossa população não se encontra ilustrada nem preparada para essa convivência. Além disso a falta de uma linguagem para uma criança, acaba dificultando muito o desenvolvimento cognitivo da mesma. Basicamente, crianças que não desenvolvem linguagem acabam limitando seu raciocínio de pensar e descobri novos horizontes. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de como a literatura infantil bilíngue pode ajudar ouvintes a entender LIBRAS e surdos no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem do português. Foi realizada uma pesquisa exploratória na qual foram utilizados artigos e sites. Percebemos que, o português escrito é muito mais difícil e desafiador para um surdo do que a libras, para um ouvinte, pelo fato da escrita se basear em uma transcrição fonética. No entanto, o que realmente preocupa, é saber que a maioria das crianças surdas tem pais ouvintes, grande parte formadas por pessoas que até então não tinham nenhum conhecimento sobre a linguagem e a comunidade surda. Ficou evidenciado a existência de uma demanda latente e que precisamos nos aprofundar nesse estudo para tentar desenvolver um método e quem sabe aplicativos que incentivem a prática da leitura para crianças surdas.

DATA: 2017

AUTOR: Bernardo Hennys Diniz Barbosa

ORIENTAÇÃO: Ailson Ramalho Costa

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Artigo (Especialização em Comunicação Digital)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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