No presente trabalho monográfico, através de um recorte bibliográfico, temos como objetivo compreender o processo de nascimento das produções audiovisuais em proporção verticalizada, considerando, brevemente, dados históricos sobre o cinema e dos avanços tecnológicos que estamos vivenciando constantemente até os dias atuais. Com isso, o presente estudo visa analisar os impactos culturais, sociais e econômicos que a tecnologia causou na sociedade, em específico acerca de dois âmbitos principais, que são: o avanço tecnológico na história do cinema que barateou os custos de diversos equipamentos, o que possibilitou que consumidores, facilmente, se tornassem produtores de seus próprios conteúdos e disseminem em qualquer hora, lugar e em qualquer plataforma e a evolução tecnológica dos smartphones que ressignificaram o uso do mobile em nosso dia a dia. Desse modo, a partir desta pesquisa iremos analisar a campanha “Recalcula” do aplicativo 99 táxi, que é uma plataforma de transporte por celular e foi fundada em 2012 por Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulos Veras. O comercial analisado foi produzido em Vídeo Vertical e veiculado nos Storys do perfil da empresa no aplicativo Instagram. Nela, iremos analisar as apropriações que a produtora do vídeo da campanha se utilizou para deixar o comercial tão genuíno quanto se ele tivesse sido gravado do próprio aplicativo, e com isso analisamos também a influência do cinema em se tratando de recursos de edição. Por fim, a partir desta pesquisa é possível compreender que o surgimento das produções audiovisuais em proporção vertical, não se deu por causa de um fator em específico e sim por diversos fatores. Desse modo, como comunicólogos, podemos voltar os nossos olhares para esse tipo de produção audiovisual que tem se destacado tanto e entender como fazer uma excelente produção, aumentando assim, as chances do consumidor assistir seu comercial até o fim.

DATA: 2019

AUTOR: Marcony Hilário Fernandes Bandeira Silva

ORIENTADOR: José Luciano Marculino Leal

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *