Este trabalho apresenta uma análise de fatores que estão presentes no momento da
tomada de decisão de compra, juntamente com as motivações emocionais que levam
o consumidor a comprar determinado produto. Por meio dos conceitos sobre
marketing, marketing emocional e neuromaketing adquiridos bibliograficamente,
utilizou-se como exemplo a análise estruturada de uma peça publicitária da empresa
automobilística Volvo (The New XC60 – Moments) do ano de 2017, como forma de
demonstrar o arcabouço teórico discutido durante a pesquisa. Assim, a presente
pesquisa veio para contribuir no entendimento de como realmente é possível entender
quais áreas são ativadas no cérebro de um consumidor ao ser exposto por um tipo
publicidade através do Neuromarketing realizando estudos de IRMf (Imagem por
Ressonância Magnética funcional), e como estas podem influenciar na decisão final
da compra. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde pôde-se unir
conceitos e resultados de pesquisas de neurocientistas com relação as divisões
cerebrais e sua influência na decisão final de uma pessoa. Logo após, foi realizada a
análise da peça publicitária da Volvo, na qual foram identificados e apresentados a
utilização de alguns planos cinematográficos para composição das cenas, e a
influência destas para despertar as emoções do consumidor. Por fim, dada toda
discussão e análise, é esperado que os profissionais da área de Comunicação e afins,
e até mesmo os consumidores, venham descobrir quais processos ocorrem para que
a tomada de decisão de compra seja realizada a partir das estratégias de marketing
geradas com o objetivo inicial de uma determinada empresa.

DATA: 2019

AUTOR: Karolyne Vieira Santos

ORIENTADOR: Adelino Pereira da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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