O Marketing Sensorial vem se constituindo a cada dia como importante instrumento
publicitário no mundo, utilizando a estratégia de atingir as emoções do consumidor
para conquistá-lo. Uma vez imerso em um contexto multissensorial, diferentes
vetores da mensagem se fundem em uma poderosa ferramenta de persuasão. Este
estudo aborda o Marketing Sensorial, aprofundando o marketing voltado para o
sentido olfativo. Busca-se apresentar onde esta estratégia pode ser aplicada e como
ela pode ser utilizada de forma a potencializar a amplitude da mensagem publicitária.
Com o objetivo de evidenciar como o marketing sensorial é inserido nas grandes
empresas, este estudo se baseou em uma análise bibliográfica dos cinco sentidos
do marketing, apresentando exemplos práticos para demonstrar como o cada um
pode ser utilizado como marketing sensorial. Ademais, foi realizado um estudo de
casos selecionados com a análise das marcas Cravo & Canela e Melissa, amostra
delineada por serem exemplos significativos do uso do marketing sensorial olfativo
no mercado brasileiro. Ao analisar como o marketing sensorial olfativo fez parte do
planejamento dessas marcas, expomos o potencial do uso estratégico dos sentidos
na publicidade, que podem ser combinados para criar campanhas multissensoriais
de grande impacto. Por limitação dos dados secundários fornecidos, e como forma
de aprofundarmos o presente estudo, foi realizada uma pesquisa de mercado, de
abordagem quantitativa, com aplicação de questionário estruturado junto ao público,
e, com os resultados obtidos, foi possível perceber que as estratégias de marketing
utilizada pelas empresas são semelhantes, pois focam no aroma em calçados
femininos com associação forte e frequente das duas marcas com o cheiro dos seus
produtos, quer com uma associação da marca Cravo & Canela e os cheiros naturais
de café, cravo e canela, quer com a associação exclusiva do cheiro artificial dos
produtos da marca Melissa.

DATA: 2017

AUTOR: Emanuele Coutinho de Oliveira

ORIENTADOR:  Lênio Assis de Barros

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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