O referido trabalho tem por objetivo tratar da aplicação de métodos autocompositivos na pacificação de conflitos, mostrando como os institutos da conciliação e mediação, no âmbito judicial, podem trazer benefícios e garantir o acesso à justiça com qualidade, celeridade e eficiência. Abordando, também, o avanço e reconhecimento de tais meios como práticas auxiliares ao Poder Judiciário. Por meio de uma breve análise histórica, alguns apontamentos foram feitos sobre a evolução da sociedade e dos conflitos, citando pontos negativos e positivos destes. A metodologia utilizada neste trabalho se deu por meio de pesquisa em documentos e bibliografias relacionadas ao assunto. Por resultados, pode-se concluir que a mediação e conciliação, como meios alternativos de resolução de conflitos na esfera judicial, apresentam um elevado potencial, que podem favorecer ao Poder Judiciário nas suas prestações jurisdicionais.

DATA: 2014

AUTOR:  Lizziane Raimundo Pereira

ORIENTADOR: Valdeci Feliciano Gomes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Artigo (Especialização em Ciências Criminais)