Na contemporaneidade muito tem se falado sobre feminismo, no entanto, este
é um debate surgido nos séculos passados, antes mesmo de haver uma
nomenclatura para o movimento, cujos frutos são gradativamente alcançados.
As mulheres têm conquistado posições na sociedade antes ocupadas apenas
por pessoas do sexo masculino, consequentemente, além de outras questões,
seu poder aquisitivo tem crescido consideravelmente. Estas evoluções
sociopolíticas, culturais e econômicas devem-se em parte ao movimento
feminista, que têm galgado resultados também no âmbito da publicidade com o
Femvertising, aliado à popularização das redes sociais, trouxeram ao mercado
cases como o da marca Catuaba Selvagem, que, ao perceber o potencial deste
público, optou pelo reposicionamento de marca com a adoção de alguns dos
discursos feministas e da publicidade contraintuitiva. Partindo dessas questões,
a pesquisa aqui apresentada buscou analisar e compreender as variáveis que
levaram a marca a optar por se reposicionar, as estratégias que foram
utilizadas no processo, a avaliação dos resultados do pós-reposicionamento,
tanto pelo viés lucrativo quanto de contribuição social, com ênfase na análise
da campanha “Respeita as Mina”. Para o desenvolvimento deste trabalho,
realizamos pesquisa bibliográfica e entrevista, através do método qualitativo e
exploratório, sendo feito um estudo de caso com análise de conteúdo de peças
publicitárias e jingle da campanha anteriormente citada, sendo constatado que,
para o sucesso do case analisado, foi preciso fazer um reposicionamento do
produto alinhado a pautas do Movimento Feminista.

DATA: 2018

AUTOR: Fernanda Martins da Silva

ORIENTADOR: Fábio Ronaldo da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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