Desde o século XIX existem distúrbios de compra compulsiva, ocorrendo em sua
maioria por motivos supérfluos, seja para alimentar um status social ou com objetivos
de satisfazer a necessidade do próprio consumidor. Com o avanço dos meios de
comunicação, se divulgam cada vez mais a ideologia do consumo, incentivando as
pessoas a consumirem de forma compulsiva, principalmente pelo surgimento de
produtos inovadores que despertam no consumidor uma necessidade de compra. Este
trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e os hábitos do consumidor
neste período pandêmico, bem como investigar se houve um possível aumento no
consumo e quais as motivações que os levam a compras muitas vezes sem
necessidades essenciais. Trata-se de uma pesquisa de caráter dedutivo, com natureza
básica,quanto aos métodos é bibliográfica, através de um estudo de caso e pesquisa
de campo, no que se diz respeito a procedimentos técnicos, quantitativa pois serão
analisados dados disponibilizados através de relatórios mensais de venda, sendo os
dados descritos através da elaboração de tabelas e gráficos para ilustrar os mesmos,
onde será mostrado o comportamento do consumidor no contexto de pandemia e
como pode direcioná-lo a tomar atitudes com base no que é visto na mídia
demonstrando como a mesma influencia no lado emocional e intelectual. Os dados
foram fornecidos pela empresa x (nome fictício), sendo a mesma escolhida por ser
uma das que mais tem crescido nos últimos anos, tanto no quesito vendas presenciais
quanto online, e que também foi afetada durante o período de pandemia. Os dados
mostraram que houve um crescimento significativo nas vendas quando comparado os
anos de 2019 e 2020, bem como o crescimento significativo no período de reabertura
do comércio na pandemia e a influência do marketing sobre o aumento das vendas.
Dessa forma foi possível observar que na sociedade atual o consumismo está ainda
mais intenso, onde mesmo em frente a uma pandemia as pessoas continuam
consumindo de forma irrefreada, sejam coisas necessárias ou supérfluas. Assim como
a influência direta que o marketing tem sobre os consumidores motivando os mesmos a
consumirem cada vez mais.

DATA: 2020

AUTOR: Alice Martins de Oliveira

ORIENTADOR: Cleoneide Moura do Nascimento

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

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