Este estudo é uma pesquisa exploratória que tem como tema principal as parcerias de co-branding entre marcas de moda e busca traçar quais são as percepções da geração Z sobre estas estratégias. Tal vertente foi escolhida pelo fato desta geração estar ganhando relevância no mercado consumidor e ter novos hábitos de consumo que se distinguem de consumidores mais velhos, principalmente quando se fala sobre a relevância das mídias digitais. Em primeiro plano, se realizou um estudo bibliográfico em duas etapas para que se tivesse uma melhor visão do tema, começando com a explanação dos conceitos de marketing, brand equity, branding, co-branding, e o estudo de algumas teorias do comportamento do consumidor. Na segunda etapa da pesquisa bibliográfica, foram levantados dados sobre como o mercado da moda se organiza e como este se utilizou e se utiliza das parcerias entre marcas de luxo e lojas de fast fashion, citando também casos de ações do tipo realizadas no Brasil e internacionalmente. Na última parte da pesquisa, com o objetivo de descobrir a percepção da geração Z sobre as coleções colaborativas, foi-se realizado um levantamento de dados a partir de um formulário on-line com 65 entrevistados de 18 a 26 anos. Com os dados obtidos a partir das respostas desse formulário, viu-se que grande parte dos entrevistados já haviam ouvido falar sobre ações do tipo, mas uma apenas uma pequena parte havia comprado um produto de coleção colaborativa. Além disso, chegou-se à conclusão de que a geração Z tem uma boa percepção sobre as parcerias entre marcas de moda, com grande parte dos entrevistados as avaliando de forma positiva e afirmando que comprariam produtos do tipo no futuro.

DATA: 2021

AUTOR: Herbert Vasconcelos Dutra