A crise econômica gerada pela pandemia do Coronavírus no ano de 2020 transformou
o cenário econômico mundial. No Brasil a crise gerada pela pandemia afetou o varejo,
bem como agravou o desemprego existente, trouxe perda de renda, fechamento de
empresas, isolamento social, entre outras mudanças sociais, o presente estudo teve
como objetivo identificar quais são os impactos da pandemia do Covid-19 para os
consumidores de forma geral e como estes aderiram ao e-commerce, agilizando
assim, o fenômeno que já estava ocorrendo, acelerando a experiência das pessoas
nas compras virtuais. Para tanto é necessário entender o contexto da pandemia, o
cenário antes da pandemia e durante e como o mercado buscou atuar para minimizar
os efeitos desta. Pode-se verificar que a pandemia acelerou o processo no que se
refere ao conhecimento do comportamento das pessoas ao consumir produtos e
serviços. Muitos consumidores resistentes até então, compravam apenas através de
lojas físicas, porém perceberam que precisam reinventar seus modelos de compras,
efetuando-as também através de forma online. A metodologia deste estudo conta com
uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos pesquisa
exploratória e descritiva, os procedimentos técnicos usados é a pesquisa documental.
Observou-se neste trabalho que mesmo após a pandemia, o consumidor tende a
permanecer com hábitos que adquiriram durante a mesma e os empresários precisam
cada vez mais investir em técnicas que corroborem com esta nova realidade. A
escolha desta temática foi pelo quadro atual em que vivemos e como precisamos
entender que não há mais como voltar ao que éramos e precisamos inovar no
mercado e atender as necessidades desse novo consumidor final.

DATA: 2021

AUTOR: José Ricardo Hermínio de Araújo

ORIENTADOR: Juaceli Araújo de Lima

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração


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