O ponto inicial do pleito eleitoral nasce da pretensão democrática e legítima, cumpridos os requisitos legais, que detém o candidato ou candidata, de se lançar a disputa pela titularidade de um mandato eletivo seja no Poder Legislativo ou no Executivo, em nível municipal, estadual ou federal, tendo a propaganda eleitoral como um dos principais instrumentos de conquista de voto. Pelo caráter dinâmico e mutante do processo eleitoral, como dimensionar os limites e as vedações que incidem sobre a propaganda eleitoral, principalmente dentro do contexto das mídias sociais? O presente trabalho tem como objetivo geral estudar aspectos da propaganda eleitoral e as mídias sociais na perspectiva dos limites e vedações impostos pelo ordenamento jurídico. Como objetivos específicos: analisar o desenvolvimento histórico da propaganda e seus efeitos sobre o eleitorado; compreender os mecanismos tecnológicos de convencimento utilizados na transmissão de mensagens ao eleitorado; identificar os limites e vedações instituídos como parâmetros disciplinadores da propaganda eleitoral. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se como metodologia, da pesquisa bibliográfica de cunho exploratória e qualitativa que, de acordo com Gil (2007), Lakatos e Marconi (1991), cumpre os requisitos como procedimentos técnicos, “quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, material disponibilizado na Internet.” Novos conceitos de comunicação e marketing têm dado base para grandes transformações de ordem econômica, social e política nos últimos anos. Com o advento das tecnologias digitais, sensíveis avanços são observados no processo político-eleitoral, exigindo-se de gestores de TI constantes esforços para acompanhar as rápidas atualizações de sistemas que acabam por refletir nas tomadas de decisões em relação ao comportamento de candidatos e eleitores em face da propaganda eleitoral.

DATA: 2021

AUTOR: Hítalo Márcio de Araújo Guimarães

ORIENTADOR: Rodrigo Araújo Reül

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Direito

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