As mídias sociais atuam como importantes ferramentas dos meios de comunicação social viabilizando a inclusão social por todo o mundo, sobretudo corroboram para que os fatores dos processos de consumo sejam mais observados, principalmente por consumidoras mulheres. O tema principal desta monografia é a revolução da beleza no Instagram que procura pautar a relação movimento Body Positive e a gordofobia por meio de influencers plus size e a autoestima das suas seguidoras. Na primeira fase da pesquisa buscou-se o objetivo de compreender o comportamento do consumidor, com atenção a como ele se porta nas redes sociais. Durante o estudo na segunda fase, o objetivo alcançado foi de pesquisar a moda plus size e suas representações na mídia. No decorrer da terceira fase o objetivo consistia em estudar o conceito de gordofobia e o movimento Body Positive. Na quarta e última fase da pesquisa o objetivo foi de investigar como as influencers plus size afetam a vida de suas seguidoras por meio das suas publicações. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a agregar muito valor ao conhecimento pessoal, sobretudo pela identificação com o movimento Body Positive e pela constatação dos efeitos positivos que essas ações causam no mercado publicitário e na vida das mulheres gordas em especial; para a ciência, é relevante por possibilitar que mais análises sejam produzidas futuramente sobre o marketing de influência e suas técnicas, que causam repercussões no mercado e em clientes de fato; agrega à sociedade pela razão de que a obesidade se trata de um problema de saúde coletiva, devido ao número de indivíduos obesos no Brasil, como também pela necessidade das pessoas em compreender o que é a gordofobia, e se atentarem ao fato de que o respeito precisa ser maior que a discriminação no meio da sociedade, e isso ocorre com conhecimento sobre o problema que afeta milhares de indivíduos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa social e bibliográfica. Por intermédio das análises nos perfis foi constatado que dentre as três influencers estudadas, todas abordam temas que inspiram e motivam suas seguidoras baseado no movimento Body Positive com frequência, em conjunto com ações de publicidade e marketing, em que as marcas estão inseridas dentro desse conteúdo.

DATA: 2021

AUTOR: Lia Kristiny Pereira da Silva

ORIENTADOR: Maria Zita Almeida Batista dos Santos

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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