O objetivo deste trabalho monográfico foi analisar o Twitter do governador da Paraíba, João Azevêdo, no período que corresponde aos meses de março a julho de 2020. Para tanto, foram analisados tweets retirados do perfil oficial do governador durante um momento crítico da pandemia da Covid-19, pois percebemos a importância de investigar a construção da imagem pública de um personagem político através das redes sociais, especificamente no Twitter. Percebemos que a construção do discurso político nas mídias sociais tem uma grande funcionalidade, principalmente de tornar políticos e leitores mais próximos um do outro. Acreditamos que na construção de uma imagem pública, através das postagens midiáticas, é necessário o uso de várias técnicas do marketing geral e de suas adaptações do marketing de influência e marketing político, como também do artifício da retórica e discurso. Por isso, que optamos por realizar uma análise de conteúdo que segundo Bardin é possível fazer através daquilo que é falado. Concluímos que o uso das redes sociais tornou-se imprescindível para os representantes do poder, que através desta ferramenta constroem suas imagens de acordo com o contexto social, político, econômico e cultural que a realidade exige.

DATA: 2022

AUTOR: Marília Rodrigues Duarte

ORIENTADOR: Cosma Ribeiro de Almeida

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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