O presente trabalho objetiva analisar a fotografia como um mecanismo persuasivo para a publicidade. Para entender como isso é possível, analisamos a marca Avon e como, por meio de técnicas e conceitos fotográficos, ela divulga em seus anúncios e campanhas modelos reais, fugindo de estereótipos. Desta forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico. Inicialmente verificamos a persuasão por meio de três subdivisões o Ethos, Pathos e o Logos, e técnicas de gatilhos mentais. Em seguida exploramos o processo evolutivo da fotografia e sua inserção no mercado para compor um anúncio. Para análise, escolhemos como corpus desta pesquisa campanhas publicitárias do mesmo recorte temporal (2012 e 2021) e anúncios em encartes de venda com o mesmo produto. Percebemos mudanças que representam um novo posicionamento da marca onde, por meio da fotografia as peças se tornaram representativas de acordo com o que a marca propõe. Os resultados deste trabalho oportunizaram a percepção de que as técnicas utilizadas para composição da imagem fotográfica persuadem o novo modelo de consumidor da Avon.

DATA: 2021

AUTOR: Nathielly Gomes Santos

ORIENTADOR: Maria Zita Almeida Batista dos Santos

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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