A presente obra acadêmica que aborda o instituto da família monoparentalfoi iniciada com análise do que é a família e suas manifestações, desde a antiguidade, nas sociedades romana e grega, bem como as diversas manifestações nos tempos hodiernos. Buscou-se entender a estrutura das famílias e a função social, ressaltando a importância dessa célula para o corpo social. Em um segundo momento foi pesquisada a história do instituto familiar no ordenamento pátrio, desde o Código Civil de 1916 até as novas leis vigentes. O poder familiar foi pesquisado, demonstrando sua nova denominação de poder familiar, harmonizando esse instituto aos princípios vigentes e reconhecidos pela Carta Magna. Analisando a família monoparental, buscou-se entender e explicar o surgimento dessa nova forma de constituição familiar, bem como suas consequências na formação da criança, e seus respectivos impactos. Em momentos finais, foi abordado os fatos corriqueiros do abandono afetivo por falta de consciência e maturidade dos responsáveis pela proteção dos tutelados. As considerações finais encerrou a análise rasteira do temática, porém abril a reflexão sobre o inevitável desenvolvimento social e as mudanças no tocante à família, que deve ser protegida pelo Estado, independentemente de sua conjuntura e formação.

DATA: 2021

AUTOR: Leidy Dayana Nascimento Gonçalves