Esta pesquisa, de cunho exploratória, tem como tema a evolução do Marketing Esportivo, explorando o Super Bowl como por meio de um estudo de caso. O objetivo apresentando foi explanar como a introdução do marketing no esporte fez com que grandes marcas tivessem um olhar diferente no que diz respeito ao esporte e ao seu público. Para tanto, procurou entender conceitos iniciais do marketing, introduzindo o mix de marketing e seus quatro pilares bases para se iniciar um plano de marketing eficaz, e como os clubes aproveitaram essa chegada inovadora para alavancar suas receitas e lucrar com a movimentação da paixão dos seus adeptos. A escolha do tema se deu principalmente pela mudança de paradigmas no tocante aos consumidores ligados tanto a internet e redes sociais, quanto aos clubes em si, visto que já não querem ser “apenas torcedores”, assumindo, hoje, uma posição de “advogados da marca”, como diria Kotler (2016). Portanto, ao analisar a edição do Super Bowl durante a pandemia, percebeu-se que houve um espetáculo que lucrou milhões com anunciantes e com adeptos que consomem sua publicidade e são levados pela paixão por seus clubes. Diante exposto, percebeu-se a ascensão de Tom Brady e a sua influência na vida do público que gosta do futebol americano, e como a NFL conseguiu manter o espetáculo do Super Bowl durante a pandemia da covid-19.

DATA: 2021

AUTOR: Lucas de Sousa Silva

ORIENTADOR: Maria Zita Almeida Batista dos Santos

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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