As transformações ocorridas na nossa sociedade liquido-moderna desencadearam
um mal estar social. Tivemos mudanças no nosso meio de vida, na forma como nos
socializamos e na nossa relação com a saúde. Nos indagamos: quais foram as
principais mudanças que levaram os consumidores a modificarem os seus hábitos
de consumo? Tendo como principal objetivo compreender como fomos influenciados
a modificar o comportamento, analisando qual o papel do consumismo e quais os
efeitos gerados por ele a essa sociedade e qual o papel das redes sociais na
propagação desse comportamento. Utilizamos os conceitos de Bauman sobre
modernidade liquida e consumo como embasamento e para realizamos as análises
do tema, bem como uma pesquisa com alunos e professores da Faculdade Cesrei
situada em Campina Grande-PB, para uma análise mais aprofundada das teorias
abordadas nos capítulos. Os resultados obtidos nos mostraram que os
consumidores são influenciados a comprarem desenfreadamente, grande parte
pelas redes sociais, consumindo em grande maioria das vezes produtos sem
necessidade o que pode ocasionar em um sentimento de arrependimento.
Concluímos que o crescimento do consumismo gera ao consumidor momentos de
satisfação passageiros que são preenchidos com novos objetos de consumo e esse
ciclo acaba causando algum, tipo de mal-estar, como por exemplo o arrependimento
da compra.

DATA: 2020

AUTOR: Rebecca Beatriz Sousa Lyra

ORIENTADOR: Cleoneide Moura do Nascimento

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *