O desenvolvimento que o varejo tem sofrido ao longo do tempo com as inovações constates, vem trazendo o aumento positivo das perspectivas no setor supermercadista, visto que com o decorrer do tempo e as inovações constantes, algumas em seus aspectos físicos na melhoria e ampliações do seu espaço físico, outras na forma de atendimento com a implantação de caixas para autoatendimentos visando sempre o bem-estar e satisfação do cliente. Manter a competitividade e destacar-se no setor a empresa tem por sentido obrigatório o planejamento e gestão. Empresas que atingem seu sucesso, são as que planejam suas atividades, organizam seus setores e todos buscam um só objetivo, o aprimoramento de seus serviços bem como a melhoria dos índices de satisfação de seus clientes. Mediante a isso, a gestão de estoque tem seu papel de gerir os suprimentos e manter as atividades da empresa em pleno funcionamento. Assim, sempre que necessário fazendo análise, controle e dimensionando, isto faz com que as empresas diminuam seus custos de manutenção de estoque e possam aumentar sua margem de lucro sem que repasse esses custos no preço do produto aos consumidores de forma desnecessária. Com isto, o presente trabalho destacou os principais processos que fazem parte da gestão de estoque dentro do setor varejo supermercadista, em destaque aos seguintes processos: cadastro, compras, forma de abastecimento e suas diferenças, análise e desempenho de fornecedores utilizando as seguintes ferramentas o tempo de processamento de pedido, classificação de curva ABC, gestão de estoque presencial e ponto de pedido. Tendo isso em perspectiva, os presentes fatores possibilitam tanto o impacto positivo, quando negativo caso seja realizada a utilização de suas ferramentas inapropriadamente.

DATA: 2020

AUTOR: Matheus Augusto de Sousa Sobrinho

ORIENTADOR: José Luís de Souza

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *