O estudo do direito constitucional tem como importante consequência o desenvolvimento de uma cidadania mais ativa e eficaz, assim como também o acesso à informação, afinal saber bem nossas leis e nossos direitos com certeza é um enorme diferencial para o desenvolvimento da sociedade e não tão menos importante o desenvolvimento interpessoal, fator que contribui para uma sociedade mais pacata e harmoniosa. Uma nação bem instruída, ciente de seus direitos e deveres, tende a se comportar de forma mais ética em suas relações em sociedade. Mediante a falta de conhecimento que muitos tem sobre seus direitos e obrigações, a falta de conhecimento da Carta magna, partindo desse pressuposto, de que a Constituição Federal é a nossa maior e mais importante fonte de deveres, direitos e garantias, sendo qualquer outro dispositivo de lei fundamentado e devendo estar em concordância com as diretrizes dessa, é que este trabalho levanta a seguinte problemática: “Qual a importância da implantação da matéria constitucional no ensino médio?”. Dessa forma, objetivamos cooperar para um melhor desenvolvimento do cidadão através do conhecimento dos seus deveres, direitos e garantias, bem como descrever a situação dos jovens estudantes do ensino médio das escolas públicas, tendo como referência a escola José Leite de Souza- Monteiro, PB. Para assim verificar o seu preparo para todos os atos da vida civil, bem como as responsabilidades advindas desses, através de um estudo comparado entre as pesquisas bibliográficas e as informações colhidas com as partes mais interessadas, por fim, analisar o acesso à matéria constitucional como sendo um direito fundamental de cada cidadão e discutir o dever do estado e da própria sociedade em promovê-lo. Para tanto, foi elaborado questionário, com perguntas estratégicas, sendo aplicado ao público alvo considerado, a saber: alunos entre 16 e 18 anos, de uma escola de Monteiro, sendo a Escola Pública José Leite de Souza supracitada. A pesquisa é aplicada porque objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidas à solução de problemas específicos. A aplicação pratica da matéria constitucional traria conhecimento sobre direitos, deveres e obrigações que cada cidadão deve ter, é isso que a presente pesquisa objetiva. A pesquisa é quantitativa que é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável. A pesquisa é exploratória, uma vez que estimulará o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão, para que no final do trabalho possa analisar se estes estão realmente prontos para a aplicação desta disciplina nas suas grades curriculares. A pesquisa exploratória. É, portanto, adequada para o objetivo de aumentar o número de conhecimentos sobre o assunto.

DATA: 2019

AUTOR: Ewerton Carlos da Silva Souza