É notável que a concorrência entre empresas cresce de forma gradativa em
todas as partes do mundo, e essas precisam se sobressair de alguma forma
para se diferenciarem. Uma das principais ações feitas para divergir uma
marca da outra, é o investimento na conexão criada com o seu público-alvo e
até mesmo com o público geral. Sabendo disso, a presente pesquisa buscou
analisar a estratégia Storytelling como uma potencializadora de engajamento
entre público e a marca Dove, com ênfase no ambiente virtual, mostrando a
relação que essa narrativa estratégica tem com a conexão gerada entre
consumidor e marca. Desse modo, tivemos como finalidade abordar de forma
detalhada conceitos do Storytelling e mostrar a forma que essa técnica auxilia
essa aproximação, trazendo benefícios a curto e longo prazo para as
empresas, desde uma simples compra de produto, até uma fidelização como
cliente. Para isso, tivemos um grande aporte teórico a partir de pesquisa
bibliográfica para definir conceitos como publicidade, narrativa, Transmedia
Storytelling, Branding, redes sociais online, engajamento online, entre outros, e
realizamos uma pesquisa qualitativa de base exploratória que, por meio de um
Estudo de Caso, analisou dois filmes publicitários da marca Dove que
utilizaram da estratégia narrativa e suas implicações na percepção de quem os
assistiu. Por fim, foi percebido que a utilização de Storytelling tem, de fato, um
grande poder de aproximar as pessoas das marcas por meio de envolvimento e
emoção gerado na forma de comunicar narrativas publicitárias e, portanto, é
uma ferramenta que deve ser cada vez mais adotada como forma de
comunicação nas empresas.

DATA: 2020

AUTOR: Hellen Wanderley Ramos

ORIENTADOR: Silvana Torquato Fernandes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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