O presente trabalho teve como objetivo estudar o envelhecimento da
população mundial, focando na sua relação com a invisibilidade e
consequentemente a falta de representatividade do idoso nas propagandas
midiáticas, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória com quatro
agências de publicidade na cidade de Campina Grande-PB. Foi verificado que
nos últimos anos o número de pessoas pertencentes à faixa etária da terceira
idade, isto é, compreendendo pessoas que possui 65 anos ou mais só
aumenta. Essa nova classe de idosos está mais conectada e inserida no
ciberespaço. Essa inserção no mundo digital torna-os consumidores em
potencial, um mercado em expansão, porém, não devidamente valorizados
pelas mídias digitais. A pesquisa ocorreu através da rede social Instagram,
onde por meio de cada agência, foi escolhido um cliente que tivesse um
serviço/perfil direcionado a serviços de estética/saúde, que pudesse ser
consumido pelo público alvo da pesquisa, foi observado quantas postagens no
ano de 2019 era direcionada ao público da terceira idade. Com isso, pôde-se
perceber que, na amostra analisada, o idoso ainda costuma ser representado
de forma estigmatizada pelas propagandas, o que inviabiliza, sem dúvida, o
seu bem-estar.

DATA: 2020

AUTOR: Poliana Calheiro Gomes

ORIENTADOR: Maria Zita Almeida Batista dos Santos

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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