O presente trabalho tem como tema principal a Comunicação Pública feita através
do Instagram, uma análise feita a partir do estudo das mudanças sociais causadas
pelos avanços tecnológicos e comunicacionais, a busca pelo entendimento a
respeito de como se têm consumido conteúdo online, e a frequente dificuldade que
algumas empresas ou órgãos públicos têm tido de lidar com essa nova estrutura
de comportamento e comunicação. Com a elaboração de hipóteses que levam ao
estudo dos porquês de ainda estarmos enfrentando essa situação, foi escolhido um
órgão público como objeto de estudo: a Prefeitura Municipal de Campina
Grande/PB, que possui um perfil no Instagram, mas com engajamento inferior em
relação a outros perfis de prefeituras. Os motivos pelos quais isso poderia
acontecer nos leva a um estudo a respeito da Comunicação Pública em si, desde
o conceito, passando pela grande importância para a sociedade, para a gestão,
explorando a forma com a qual se tem lidado com ela, o que ela significa num
contexto político e democrático, entre outros aspectos envolvidos. Para a
realização dessa pesquisa, foi feita uma análise quantitativa, através de um
levantamento dos dados de engajamento das postagens feitas no perfil do
Instagram da Prefeitura Municipal de Campina Grande no ano de 2019, além de
uma análise qualitativa, através de uma entrevista com o coordenador de
comunicação digital da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Campina
Grande, que agregou muitas informações a respeito de como é feita a comunicação
nas redes e de como o público reage a ela. Concluímos que para que a
Comunicação Pública aconteça, é preciso tanto do interesse da população como
do interesse do órgão em questão de tornar o relacionamento que ele tem com o
seu público, algo mais aberto e funcional, e nem sempre há espaço ou recursos
para que isso se concretize de fato.

DATA: 2019

AUTOR: Clarice Santana de Oliveira

ORIENTADOR: Silvana Torquato Fernandes

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *