O presente trabalho tem como objeto de investigação a Casa da Boneca Esperança,
um projeto surgido na cidade de Esperança-Paraíba, na década de 1990, que tinha
como intuito expandir o artesanato na região, preservando sua história, além de gerar
renda para a cidade. Com o investimento externo, de instituições governamentais ou
não, o projeto cresceu e ganhou inclusive reconhecimento nacional, chegando a
produzir até cinco mil bonecas para serem levadas e comercializadas em feiras de
artesanato por todo o país. Porém, findos os investimentos, os artesãos encontraram-se esquecidos e sem a renda proveniente do projeto. O objetivo desse trabalho é
investigar se existiram e como foram executadas as ações e estratégias de marketing
para a propagação da Casa da Boneca Esperança, no seu início, e as possíveis
causas do seu declínio em anos posteriores, para responder a problemática de se foi,
de fato, a ausência de um planejamento de marketing após a saída dos investimentos
externos que levou ao esquecimento do projeto. Para tanto, o trabalho foi construído
a partir de uma perspectiva lógica, com um breve histórico do marketing e sua
evolução até o marketing digital. Além disso, foram traçadas breves estratégias de
como a adequação à realidade do marketing digital pode contribuir para trazer
visibilidade de volta para a Casa da Boneca Esperança, pois trata-se de uma forma
de captar clientela e expandir a área de atuação. Para a construção do trabalho, foi
utilizada a pesquisa bibliográfica, em periódicos e trabalhos acadêmicos relevantes
da área, e um estudo de caso, além de uma entrevista com uma das artesãs
remanescentes do projeto.

DATA: 2018

AUTOR: Amanda de Brito Barbosa

ORIENTADOR: Adelino Pereira da Silva

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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