O Presente trabalho tem como escopo analisar a forma com que a mídia transmite as notícias, atuando na formação da opinião do corpo de jurados, influenciando inclusive nos veredictos, tendenciando a prévia condenação, em especial nos crimes contra a vida de grande repercussão. Inicialmente será trazido origem do tribunal do júri, bem como sua composição por pessoas escolhidas da própria sociedade. Em um segundo plano, analisa-se os princípios constitucionais em especificamente os referentes ao tribunal do júri, em paralelo a liberdade de expressão e o devido processo legal, versando sobre os direitos e garantias elencados na Constituição Federal de 1988, trazendo à baila os impactos pela violação de tais princípios constitucionais. Em terceiro plano procura se falar sobre a liberdade de expressão adquiridos pela imprensa, e o abuso destes direitos pela mídia sensacionalista, que se utiliza informações distorcidas causando juízo de valor, manipulando opiniões, indo de encontro ao contraditório e ampla defesa. Por último, elencando como exemplo de crimes de grande repercussão bem como o “caso Isabella Nardoni”, diante da mídia jornalística televisiva que amplamente influenciou e pré-condenou os réus dos aludidos casos.

DATA: 2018

AUTOR: Muriene Lima Kaspar Deininger