Buscamos compreender como a convergência midiática tem influenciado na
construção de novas narrativas. Para isso, examinamos conceitos desde o início da
publicidade brasileira, até o cenário atual das mídias pós-massivas. Procuramos
esclarecer os conceitos de Realidade Virtual e vídeo 360º, para que ao longo do
estudo pudéssemos repensar suas aplicações na publicidade. A interatividade tem
conduzido a publicidade a se deparar a um novo consumidor. Nos tempos
modernos, o público não se delimita apenas a receber o conteúdo, visam
principalmente, em participar e apresentar modificações no que é publicado,
assumindo novas funções, a publicidade parou de ser apenas persuasivas,
passando a interagir com seu público alvo, oferecendo novas formas de
entretenimento. Para este fim, foi aplicada uma pesquisa exploratória visando
fornecer informações sobre o objeto de estudo, após realizamos a pesquisa
descritiva, cuja finalidade era realizar uma identificação seguida de análise das
características do case da Philips. Construímos uma tabela que serviu para
exemplificar a análise do vídeo em 360º. Por fim, adotamos como objeto de estudo
a campanha da Philips que foi veiculada no primeiro semestre deste ano, os
resultados apresentados da análise irão nos nortear durante a construção de futuras
campanhas publicitárias, buscando fazer uso não só das ferramentas certas, mas
principalmente gerar conteúdos pensado para as plataformas que serão
hospedados, verificando assim, se as nossas campanhas podem ser imersivas,
transportando realmente o usuário a outra realidade, ou apenas interativas, gerando
uma relação entre o homem e o dispositivo. Neste contexto, a Realidade Virtual e o
vídeo 360º têm-se comprovado cada vez mais atuais. Trabalhamos com os
conceitos de imersão e interação; estudos de realidade virtual e vídeos em 360; as
mídias pós-massivas

DATA: 2017

AUTOR: Kilma de Sousa Fernandes

ORIENTADOR:  Lígia Coeli Silva Rodrigues

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

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