Considerando o aumento do tráfico de drogas na região de Itabaiana entre os anos de 2014 a 2016, o presente trabalho tem por objetivo trazer à tona questões atinentes ao tráfico na referida região a partir de uma discussão doutrinária e de um levantamento de dados estatísticos fornecidos pelo 8º BPM. Desta forma, o presente trabalho monográfico pretende elaborar um mapa estatístico, baseando-se em uma pesquisa quantitativa-qualitativa realizada através de um estudo minucioso das ocorrências policiais sobre o tema abordado entre os anos de 2014 a 2016 e o consequente desfecho das apreensões de material e prisões dos envolvidos. Pelo estudo depreendido, obteve-se dados relevantes acerca do aumento deste tipo penal que englobam os artigos 33 em diante da lei 11.343/2006, a qual ao longo dos anos tem ganhado destaque pelo elevado número de registro de ocorrências e a consequente inserção de diversas pessoas (de todos os gêneros e várias idades). E com isso, pode-se analisar a presença de outras incidências penais conjuntamente ao tráfico, tais como porte ilegal de arma de fogo. Analisou-se também as estatísticas quanto a inserção e envolvimento da mulher no mundo do tráfico de drogas e a incidência efetiva do público jovem. Para atingir tais objetivos, serão utilizadas as informações constantes no banco de dados da Polícia Militar da Paraíba – sistema de Intranet, com o fito de retratar estatisticamente os crimes desta natureza, registrados nas quinze cidades que, ao tempo da pesquisa, faziam parte da área de abrangência do 8º Batalhão de Polícia Militar. Sendo assim, infere-se a partir da pesquisa feita que soluções para este problema são imperiosas e por conseguinte algumas, em meio a complexidade do tema e da conjuntura política e social, são destacadas com ênfase na presença do Estado que deve ser mais efetiva nas áreas da educação, segurança, e da oferta de emprego, com oportunidades de trabalho e condições de vida digna, evitando que o cidadão busque no mundo do crime a solução para os problemas econômicos, conflitos familiares, desigualdade social-racial e ensino escolar deficiente.

DATA: 2017

AUTOR:  Lígia Mendes Ferreira