O constante avanço tecnológico vem permitindo novas maneiras de experimentar a comunicação, que antes era feita unicamente de forma unidirecional, massiva, onde a troca mútua de informação não era possível. Nos dias atuais, os meios ganharam uma conotação interativa: quem recebe a mensagem conta com a possibilidade de alterar seu conteúdo, compartilhar e, não menos importante, responder diretamente ao remetente. A chegada da internet permitiu o surgimento dos meios pós-massivos, conferindo à publicidade novas possibilidades estratégicas e cada vez mais assertivas. Além de apresentar as mudanças causadas à publicidade após o advento da rede mundial de computadores, este trabalho busca discutir conceitos relacionados ao consumidor contemporâneo, como interatividade, ubiquidade e entretenimento, bem como compreender a Realidade Aumentada (RA), por se tratar de uma tecnologia emergente, cuja publicidade vem se apropriando cada vez mais em suas ações. Por permitir a inserção de objetos virtuais dentro do ambiente real, no qual se encontra o consumidor, a RA proporciona novas formas interativas e engajadoras, apresentando aspectos lúdicos e leves, ambos relacionados ao entretenimento e à mobilidade, mostrando-se ser uma ferramenta de potencial elevado para ampliar a relação marca/consumidor. Como objetos de investigação, foram selecionadas quatro cervejas da marca Leuven, que possuem rótulos com a tecnologia em discussão e que serviram de base para o desenvolvimento de uma análise mais profunda, permitindo a experimentação do conteúdo e relacioná-lo, de forma criteriosa, com a publicidade atual. A pesquisa mostra que a RA vem se mostrando uma ferramenta eficaz na promoção de produtos, marcas e serviços, ampliando o relacionamento da marca com o seu público.

DATA: 2017

AUTOR: Leandro Ferreira Leite de Oliveira  

ORIENTADOR: Ligia Coeli Silva Rodrigues

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Monografia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *