O Presente trabalho aborda o tema “improbidade administrativa como consequência da má gestão pública” possuindo como principais fundamentos a Lei nº 8.429/93, a Constituição Federal de 1988 e o Direito Administrativo. O tema é trazido de forma ampla no seu primeiro capítulo onde mostra noções acerca do tema para o leitor. Em seguida (2º capítulo) abarca as espécies relacionada a pesquisa, e por fim é trabalhado as possíveis consequências da improbidade e sua ligação com a má gestão. Possui como objetivo primordial, dentro de uma abordagem necessária, obter um alcance na constatação das ações dos agentes revestidos de função pública, atitudes estas que vão de encontro aos princípios, trazendo para o leitor interessado, informações válidas acerca das práticas corruptas e atos ímprobos, ainda neste enfoque mostrar as diferenças dos atos intencionados a cometer improbidade e os atos que se definem como falhas e/ou falta de competência no Âmbito da administração pública como objetivo específico. Este estudo tem natureza exploratória e por consequência é descritivo, sendo utilizado para pesquisa a bibliografia e documentos relacionados ao tema. No final da leitura será possível identificar que, a mesma pesquisa é teórica e tem um caráter de grande relevância e utilidade para demonstração das vias que caracterizam a improbidade administrativa. Foi preservado a clareza em todo decorrer do trabalho para que seja melhor entendido um ato improbo e sua relevância dentro da ordem jurídica, podendo visualizar assim as necessidades sociais e jurídicas vigentes.

DATA: 2016

AUTOR: Lays Alexandre Bezerra