RESUMO

 A pesquisa analisa de que forma o fandom e a fanfiction se relacionam com as concepções a cerca da cultura participativa, procurando compreender como essas esferas nos situam quanto às características da transição de comportamento dos fãs, que atuam como influenciadores e produtores de conteúdos. Para ilustrar as discussões, será avaliado como a série Orange is The new black (uma produção americana da Netflix) realiza essa abordagem. Para fundamentar as ideias discutidas, são utilizadas obras de Jenkins (2009), Recuero (2011), Lévy (2004). Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza a pesquisa bibliográfica, se apoiando nos estudos de pesquisadores com intuito de responder a problemática em questão. Percebemos que os fandons e as fanfictions são representações da cultura participativa.

DATA: 2016

AUTOR: Glaucy de Sousa Santana

ORIENTAÇÃO: Ligia Coeli Silva Rodrigues

TIPO DE PUBLICAÇÃO: Artigo (Especialização em Comunicação Digital)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais – Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *