O objetivo deste trabalho acadêmico é explicar o significado do Instituto da Adoção, mostrar as inovações trazidas pela Lei nº 12.010/09 fazendo sua correlação com a Constituição Federal de 1988, a Lei 8.069/90 (ECA) e com o Código Civil de 2002. Bem como buscaremos diminuir preconceito existente com relação à adoção, indicando as suas modalidades, como se cadastrar, a escolha do perfil da criança desejada, a forma como se inicia o procedimento, o prazo de duração do processo, além da tentativa de desmistificar os mitos e, principalmente, incentivar a adoção de crianças maiores, mostrando como se dar o período de adaptação, o estágio de convivência e os seus benefícios, para a promoção de uma adoção bem sucedida, proporcionando uma vida saudável e um lar para crianças que foram abandonadas ou rejeitadas por suas famílias biológicas e que não tiveram a oportunidade de conhecer o carinho e o convívio no seio de uma família. O desenvolvimento das relações entre adotantes e adotados tardiamente se faz possível e pode trazer bons frutos, mas para a sua ocorrência, precisamos abrir as nossas mentes e os nossos corações para a entrada de algo novo, diferente dos padrões estipulados pela maioria da sociedade, para que assim possamos ser surpreendidos pelas benfeitorias que a adoção tardia pode proporcionar. O método utilizado para a realização dessa pesquisa foi o dedutivo e a técnica utilizada para a realização desta monografia foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de doutrina, artigos, leis e jurisprudências.

DATA: 2014

AUTOR: Jéssica Danúbia Ventura Menezes