Atualmente tem se estudado muito acerca das religiões, mas na verdade qual a relevância da religião na vida do ser humano? A religião tem como principal objetivo adorar uma divindade, um ser superior, que se entende ser digno de adoração, mas a religião tem em sua essência principalmente o objetivo de moldar, lapidaro homem, ou seja, lhe dar um olhar mais tolerante no que diz respeito a suas ideias, suas atitudes cotidianas, principalmente sua forma de ver e viver o mundo. Como a religião tem influenciado na conduta, no relacionamento entre os seres humanos, sua forma de vivência alimentar, sua maneira de agir frente às situações mais adversas da sua vida cotidiana. Esta pesquisa apresenta um estudo da trajetória histórico social das diversas religiões até a Igreja Adventista do Sétimo Dia, como também verificar, àluz da jurisprudência, os conflitos e contradições dos guardiões do sábado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e o posicionamento dos direitos humanos sobre a guarda do sábado. Por fim, este trabalho monográfico vem destacar como sua essência de pesquisa, o cerceamento de prerrogativas ou de direitos, amparadas pelas cartas de direitos humanos, que tem valor relevante para a nossa sociedade brasileira, bem como a nossa magna carta, a nossa constituição federal, especificamente a constituição de 1988, que ficou mais conhecida como a Constituição cidadã, que principalmente em sue artigo 5º vem de forma bastante abrangente explanar tais direitos, quero dizer sobre a liberdade de pensamento e de culto, a liberdade religiosa dentre outros direitos que são e que devem sempre ser natural do ser humano, em especial dos brasileiros, no caso ora aqui discutido. Tendo em vista o exposto, este trabalho monográfico é de cunho documental e bibliográfico, que tem como questão central como a jurisprudência tem se posicionado acerca dos conflitos e contradições dos guardiões do sábado no Brasil. Tem como objetivo geral estudar a jurisprudência acerca dos conflitos e contradições dos guardiões do sábado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, vivenciados á luz dos direitos humanos no Brasil. Para embasamento teórico foram utilizados alguns autores como Victor Hellern (2000), Seaman (2003), Dick (2007), entre outros. A pesquisa traz como resultado relevante a observância do cerceamento de direitos sofridos pelos guardiões do sábado, em especial pelos Adventistas do Sétimo Dia, bem como a jurisprudência tem se posicionado em defesa dos seus direitos.

DATA: 2013

AUTOR: Edme Jefeter Barbosa do Rêgo