Cesrei

Professor da CESREI ganha prêmio em Festival de Cinema em Goiânia

O cineasta campinense e professor do curso de Publicidade e Propaganda da CESREI, Helton Paulino foi um dos vencedores do 10º Goiânia Mostra Curtas. Com o curta “Depois da Curva”, o diretor levou o prêmio de Melhor Direção, concorrendo ao lado de produções realizadas em Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Foi contemplado com Troféu Icumam e uma premiação de incentivo à produção, correspondente a um Telecine Off-line, oferecido pela empresa Estúdios Mega (RJ), que consiste na transferência das imagens em película para bitola de vídeo, possibilitando a montagem das imagens em ilha não-linear. Com essas premiações, o filme foi o grande vencedor do festival.

Esse é o oitavo prêmio que Paulino arremata com “Depois da Curva”. O filme aborda a relação entre duas pessoas que se conhecem em uma viagem, e que vão se aproximando, conhecendo-se, e ao mesmo tempo se afastando, por conta de opiniões contrárias. O curta tem circulado em festivais no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 20 Seleções Oficiais. Entre eles, destacam-se o Prêmio de Aquisição do Canal Brasil, no XVII Festival Internacional Mix Brasil, o qual fará com que o curta-metragem fique em exibição na emissora até 2013; e Melhor Ator, no I Festival de Cinema de Ribeirão Pires, ambos em São Paulo.

Festival Goiânia Mostra Curtas aconteceu entre os dias 05 e 10 de outubro, em Goiânia, e foi realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com patrocínio da Petrobrás e dos Correios. Em sua décima edição o festival é uma referência no circuito de festivais do gênero no Brasil, promovendo um encontro e intercâmbio cinematográfico que aproxima pesquisadores, críticos e diretores de diferentes lugares do país.

Formado nos cursos de Arte e Mídia (UFCG) e Direito (UEPB), Helton representa uma boa safra de diretores paraibanos que tem se destacado no cenário nacional. “Depois da Curva” é seu quarto curta-metragem, os anteriores, também premiados, foram: “Uma Curta Chama”, “Sob a Luz da Projeção” e “Terra Erma”, sendo este vencedor do Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano, durante o IV Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa – CinePort, e Melhor Som e Fotografia no Comunicurtas 2008, Melhor Edição pelo Júri Oficial do IV Festival Aruanda, entre outros.

Foto: Maiara Nóbrega

Notícia anterior

Enquete traz opinião dos internautas sobre o “Dia da Responsabilidade Social”

Próxima notícia

Crime e Violência é tema de seminário de Direito em João Pessoa