Cesrei

Otimismo entre as agências de publicidade para 2011

Pesquisa mostra que o mercado publicitário mundial aposta em crescimento nos negócios.

Para as agências de publicidade e comunicação da ICOM, rede internacional de agências independentes, os negócios em 2011 serão melhores do que em 2010, conforme pesquisa entre seus membros, espalhados por mais de 50 países. Agências de 28 países responderam as questões, representando todas as regiões do mundo: Ásia/Pacífico, Europa/Oriente Médio/África, América Latina e América do Norte.

As questões abordaram suas perspectivas para 2011, se esperam crescimento nos investimentos dos clientes e, em caso afirmativo, em quais áreas, e o que aprenderam nos últimos anos de economia difícil (entrevistados em oito países, principalmente da América Latina, disseram que seus países não entraram oficialmente em recessão).

Apenas uma agência que respondeu à pesquisa, a Veinte Segundos / ICOM, de Madri, afirmou que suas perspectivas são de que haverá diminuição nos negócios em geral em comparação com 2010. Agências de 24 outros países relataram aguardar crescimento e apenas três acreditam que haverá manutenção dos investimentos nos mesmos níveis de 2010. O destaque deste crescimento deverá se refletir principalmente no uso da mídia digital, seguida de relações públicas, tv/rádio e "below the line".

Agências de 20 países acreditam em investimentos maiores por parte de seus clientes; quatro apostam que eles vão repetir 2010 e apenas três acreditam num decréscimo.  Estes investimentos, segundo agências de 15 países, vão alcançar 10% ou mais, e quatro outras apostam em crescimento entre 1 e 10%.

Quanto à questão “com relação ao clima econômico, qual foi a mais importante coisa que você aprendeu nos últimos anos para o seu negócio?”, surgiram algumas respostas em comum:

– Proporcionar um ROI (retorno do investimento) e um valor real maiores, por meio de recomendações mais focadas e específicas;

– Trabalhar mais duro para obter resultados para os clientes, a despeito de muitos deles estarem investindo menos;

– Implementação de controle rigoroso de custos, simultaneamente ao aumento da oferta diversificada de serviços integrados;

– Reagir rapidamente e ser extremamente flexível.

Conforme Rino Ferrari Filho, “estes resultados demonstram o aumento do otimismo dos clientes e a confiança do nosso setor na possibilidade de crescimento nos negócios na maior parte do mundo. Crescimento pequeno, médio ou grande, mas crescimento. E o nosso setor, responsável em muito pela ativação e incremento de marcas, será recompensado diretamente por isto", avalia.

Notícia anterior

Cesrei participa do Natal Solidário no Instituto Paraibano de Combate ao Câncer

Próxima notícia

Como concorrer a bolsas do PROUNI