Cesrei

Logomarca tridimensional das Olimpíadas 2016 surpreende e repercute no mercado publicitário

Após mais de seis meses de trabalho e uma disputa entre 139 agências de todo o país envolvidas na criação, o lançamento da logomarca das Olimpíadas 2016 surpreendeu o público, sendo recebida com entusiasmo pelo mercado publicitário. O símbolo que sintetiza a alegria e criatividade do povo brasileiro foi produzido pela agência Tátil (https://tatil.com.br) e exibido pela primeira vez no dia 31 de dezembro, em meio às areias de Copacabana.

A marca global das Olimpíadas, uma das mais importantes do mundo esportivo, será também uma vitrine para a publicidade brasileira. O grande diferencial é que a logo na verdade é uma escultura. A versão tridimensional nos dá a chance de tocar o símbolo, senti-lo, proporcionando a percepção do seu significado também pelos portadores de deficiência visual, bem como a venda de um linha de produtos com as formas da logo.

O símbolo será visto exaustivamente em quase todo o mundo nos próximos seis anos. “Tem o desenho do Rio, as cores do Brasil. A forma e o dinamismo dessa transformação que está acontecendo na cidade”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. É inevitável a comparação com a logomarca dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, extremamente criticada em todo mundo pela poluição visual e o extremo mau gosto.

A marca Rio 2016 é forte e vibrante, sintetizando os valores olímpicos da amizade e respeito. Criada pelo publicitário Fred Gelli, a logomarca mostra três pessoas ligadas, de mãos dadas, formando o contorno do Corcovado, principal cartão postal carioca. A ‘ciranda’ ainda lembra o nome da cidade ao sugerir os contornos da palavra Rio.  “Representa nosso jeito de ser, nossa simpatia”, declara Fred Gelli.

Para conferir o processo de criação, veja os vídeos abaixo:

Vídeo de Lançamento da Logomarca

Processo de Construção da Logomarca explicada pela equipe da Agência Tátil (vencedora do concurso)

Fred Gelli fala sobre a idealização da logomarca das Olimpíadas no Rio em 2016

Notícia anterior

Cesrei participa do Natal Solidário no Instituto Paraibano de Combate ao Câncer

Próxima notícia

Como concorrer a bolsas do PROUNI